Universidade Federal de Mato Grosso
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Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Introdução à propositura metodológica e didática de abordagem Semiótica à Matemática nos anos iniciais: do Sistema Decimal Posicional às estruturas matemáticas requisitadas ao somar, subtrair, multiplicar e dividir

1Jacqueline Borges de Paula,2Jacqueline Borges de Paula
1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR
jbcpaula@yahoo.com.br

RESUMO

A formação “Introdução à propositura metodológica e didática de abordagem Semiótica à Matemática nos anos iniciais: do Sistema Decimal Posicional às estruturas matemáticas requisitadas ao somar, subtrair, multiplicar e dividir” vincula-se ao edital Nº 01/EXT/2020 Fluxo Contínuo de Ações de Extensão do Programa de Extensão Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso, iniciada em agosto de 2020. Objetiva apresentar e refletir, com docentes em processo de formação inicial e continuada da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sobre os pressupostos teórico-epistemológicos do desenvolvimento do Conhecimento Matemático assumindo uma abordagem interpretativa Semiótica. Semioticamente foca na relação entre Linguagem e Matemática enquanto sistemas de representações. Metodologicamente a formação contempla dois movimentos: o primeiro de caráter formativo e teórico-bibliográfico, direcionados pela psicogênese e historicidade da Linguagem e da Matemática, analisa pontos de congruências e divergências buscando refletir sobre imperativos ao docente no processo de mediação para as aprendizagens matemáticas; e o segundo direcionado a práxis, cunho de pesquisa-ação-avaliação, parte do princípio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, trabalha postura docente autoral para sala de aula requerendo aos cursistas o planejamento, estruturação e apresentação de proposta de intervenção didática. Com carga horária periódica de 80h, estamos iniciando a segunda turma - 22 inscritos (17 na primeira) - modalidade on-line, via plataforma institucional – AVA/UFMT, atendendo alunos da Pedagogia e professores da rede pública, realçando interação inclusiva entre universidade e sociedade. Oportuniza aos cursistas uma reflexão semiótica crítica e situada, ao contemplar tanto a dimensão relativa ao desenvolvimento sociocognitivo, quanto a dimensão metodológica da organização, sistematização e formalização do Conhecimento Matemático, agregando postura interdisciplinar ao destacar as imbricações entre Linguagem e Matemática no processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE

Semiótica; Formação Inicial; Formação Continuada; Matemática.