Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Rodas de conversa on-line em contexto pandêmico de COVID-19: espaço de diálogo e acolhimento comunitário

1Mírian Toshiko Sewo,2Clécia Lino da Silva,3Rosa Lúcia Rocha Ribeiro,4CLÁUDIA CIBELE BITDINGER COBALCHINI,5GISLAYNE CRISTINA FIGUEIREDO,6AMAILSON SANDRO DE BARROS,7Fernanda de Oliveira
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4COMUNIDADE EXTERNA,5DOCENTE,6DOCENTE,7COMUNIDADE EXTERNA
miriansewo@gmail.com

RESUMO

A Roda de Psicologia Social Comunitária é um espaço de acolhimento e reflexão sobre temas do cotidiano. Surgiu em maio de 2020 como atividade voluntária de professores da UFMT que intencionavam construir uma atividade comunitária on-line para o compartilhamento das vivências cotidianas no contexto da pandemia da Covid-19, considerando seu impacto na saúde física e mental. Em setembro de 2020, a atividade foi registrada como projeto de extensão. Foram realizados 16 encontros até o final daquele ano, com participação média de 15 pessoas, de diferentes regiões do país. Com a avaliação positiva, o projeto foi reeditado em 2021 e projetado para realizar 44 Rodas semanais ao longo do ano, com duas horas de duração. Desde o seu início, a Roda se configurou como uma atividade multidisciplinar, reunindo diferentes áreas do conhecimento (psicologia, enfermagem, serviço social e educação) e comunidade externa (movimentos sociais e comunidade em geral). O projeto tem como arcabouço teórico-metodológico a Psicologia Social Comunitária e a Educação Popular Freireana e, nesta perspectiva, se realiza de forma a construir relações comunitárias, autogestão, participação de todos nos processos organizativos e reflexivos, processos de conscientização e ações conjuntas de transformação da realidade vivida que se configuram como situações limites que necessitam e devem ser modificadas. A avaliação dos participantes, realizada no final de 2020, indicou que as Rodas se configuraram como espaço coletivo de identificação e de diferenciação; como atividade potente para o acolhimento do diverso, colaborando, assim, com processos de enfrentamento de sofrimentos e fortalecimento de vínculos; como práticas possíveis de cuidado, de afetações e de reflexões comprometidas com o desenvolvimento psicossocial, ético, educativo e político. Destaca-se que as Rodas de Psicologia Social Comunitária, neste período de pandemia, têm sido um espaço de realização de estágios de acadêmicos do curso de Psicologia da UFMT, contribuindo com o processo formativo destes estudantes.

PALAVRAS-CHAVE

Psicologia Social Comunitária. Rodas de conversa. Educação Popular.