Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

1JANE VIGNADO,2Amanda Cristina dos Santos,3Paulo Roberto Ferreira da Silva,4Luana de Freitas Barbosa,5Raphael Christhian Brandão de Souza
1ORIENTADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
janevignadoufmt@gmail.com

RESUMO

: Em uma velocidade cada vez maior, a internet e as redes sociais estão fazendo parte do cotidiano de pessoas de todas as idades, gêneros, níveis de escolaridade e socioeconômicos. Nesse cenário, configurou-se como pergunta de investigação: como utilizar as mídias sociais no processo educativo e em tempos de pandemia do coronavírus? Esta pesquisa iniciou-se no ano de 2020 e trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo ponto de partida metodológico foi a Investigação-Ação. A Investigação-Ação favorece a formação continuada dos envolvidos e diferente das abordagens tradicionais, desconstrói a hierarquia entre pesquisador e o pesquisado, o que potencializa a troca de saberes e conhecimentos. Dentre as principais dificuldades enfrentadas para implementação desta proposta destacam-se: 1) Falta de equipamentos adequados (celulares, notebook); 2) dificuldade de acesso à rede de internet de qualidade; 3) falta de familiaridade com as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Utilizando as mídias sociais no processo educativo, foram produzidos conteúdos digitais sobre a Pandemia de Covid-19. No intuito de sensibilizar os internautas sobre este tema, optou-se pelo uso de imagens lúdicas, música e poesia. No transcorrer do processo percebeu-se que estas ferramentas facilitam a aprendizagem, melhoram o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaboram para uma boa saúde mental, preparam para um estado interior fértil e facilitam os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Os resultados evidenciaram que as mídias sociais podem impulsionar os internautas na adoção de hábitos saudáveis, como também configura-se como espaço para o ensino de Biologia, porém faz-se necessário capacitar os professores, como também possibilitar que as escolas tenham acesso a internet de qualidade e equipamentos adequados para sua utilização.div/div

PALAVRAS-CHAVE

Mídias sociais. Biologia. Pandemia.