1JANE VIGNADO,2Amanda Cristina dos Santos,3Paulo Roberto Ferreira da Silva,4Luana de Freitas Barbosa,5Raphael Christhian Brandão de Souza 1ORIENTADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO janevignadoufmt@gmail.com
RESUMO
: Em uma velocidade cada vez maior, a internet e as redes
sociais estão fazendo parte do cotidiano de pessoas de todas as idades,
gêneros, níveis de escolaridade e socioeconômicos. Nesse cenário, configurou-se
como pergunta de investigação: como
utilizar as mídias sociais no processo educativo e em tempos de pandemia do
coronavírus? Esta pesquisa iniciou-se no ano de 2020 e trata-se de uma
pesquisa qualitativa, cujo ponto de partida metodológico foi a
Investigação-Ação. A Investigação-Ação favorece a formação continuada dos
envolvidos e diferente das abordagens tradicionais, desconstrói a hierarquia
entre pesquisador e o pesquisado, o que potencializa a troca de saberes e
conhecimentos. Dentre as principais dificuldades
enfrentadas para implementação desta proposta destacam-se: 1) Falta de equipamentos adequados (celulares, notebook);
2) dificuldade de acesso à rede de internet de qualidade; 3) falta de
familiaridade com as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Utilizando
as mídias sociais no processo educativo, foram produzidos conteúdos digitais
sobre a Pandemia de Covid-19. No intuito de sensibilizar os internautas sobre
este tema, optou-se pelo uso de imagens lúdicas, música e poesia. No
transcorrer do processo percebeu-se que estas ferramentas facilitam a
aprendizagem, melhoram o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaboram
para uma boa saúde mental, preparam para um estado interior fértil e facilitam
os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do
conhecimento. Os resultados evidenciaram que as mídias sociais podem
impulsionar os internautas na adoção de hábitos saudáveis, como também
configura-se como espaço para o ensino de Biologia, porém faz-se necessário
capacitar os professores, como também possibilitar que as escolas tenham acesso
a internet de qualidade e equipamentos adequados para sua utilização.div/div