Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO E DO DIÁLOGO

1ANÍBAL MONTEIRO DE MAGALHÃES NETO,2JOSÉ FERNANDES DE SOUSA SIQUEIRA,3JOSÉ FERREIRA DIAS FILHO,4MARCELA LOPES NOGUEIRA REIS,5MARCELLE KARYELLE MONTALVÃO GOMES,6JULIAN ASAFF AZEVEDO,7MARLY AUGUSTA LOPES DE MAGALHÃES
1COORDENADOR AUTOR,2COMUNIDADE EXTERNA,3COMUNIDADE EXTERNA,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6COMUNIDADE EXTERNA,7COORDENADOR AUTOR
professoranibal@yahoo.com.br

RESUMO

Nos últimos tempos temos presenciado que o ritmo de vida da humanidade tem-se acelerado gradativamente. O que muitas vezes está nos transformando em pessoas diferentes, levando-nos a esquecer de viver plenamente as interações diárias, os compromissos sociais, culturais e, muitas vezes, os compromissos profissionais. Percebemos, como educadores, que a maioria dos pais estão deixando que os aspectos atribulados do cotidiano influenciam diretamente nas práticas educativas de seus filhos. Dessa forma, o ambiente escolar está ficando mais distante da realidade de muitas famílias, destacando se, principalmente, pela ausência dos pais em atividades das escolas em que seus filhos se encontram matriculados. Com um olhar a partir do entendimento de que a educação é um direito de todos, dever do Estado e da Família previsto na Constituição Federal de 1988. Assim, estudos têm comprovado que nem mesmo as bases constitucionais impedem os obstáculos que interferem na participação dos pais em escolas de seus filhos. Com base nessa premissa, o ponto de partida foi averiguar in lócus o que evidenciava a participação ou não dos pais em uma instituição públicas de ensino em nossa cidade. Tínhamos com principal objetivo estabelecer uma análise comparativa do comportamento dos alunos que contavam regularmente com a presença dos pais e dos alunos que os pais não compareciam na escola, sobretudo, em ocasiões específicas, como, entregas de notas de finais de semestres ou de ano. O estudo, ainda, nos permitiu como objetivos específicos identificar as bases legais do direito e dever do educador; o papel da escola e da família no processo de ensino-aprendizagem, observar o comportamento desses estudantes, em ambientes escolares. Como passos metodológicos seguimos a abordagem qualitativa, teórica e bibliográfica. Os resultados mostraram que as ações propostas durante a execução do projeto, comprovaram que o contato efetivo dos pais com a escola é de fundamental importância no desempenho dos filhos, tanto no desenvolvimento intelectual, como em outras fases de sua formação pessoal.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino-aprendizagem. Participação dos pais. Escolas públicas.