A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO
PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO E DO DIÁLOGO
1ANÍBAL MONTEIRO DE MAGALHÃES NETO,2JOSÉ FERNANDES DE SOUSA SIQUEIRA,3JOSÉ FERREIRA DIAS FILHO,4MARCELA LOPES NOGUEIRA REIS,5MARCELLE KARYELLE MONTALVÃO GOMES,6JULIAN ASAFF AZEVEDO,7MARLY AUGUSTA LOPES DE MAGALHÃES 1COORDENADOR AUTOR,2COMUNIDADE EXTERNA,3COMUNIDADE EXTERNA,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6COMUNIDADE EXTERNA,7COORDENADOR AUTOR professoranibal@yahoo.com.br
RESUMO
Nos últimos tempos temos
presenciado que o ritmo de vida da humanidade tem-se acelerado gradativamente.
O que muitas vezes está nos transformando em pessoas diferentes, levando-nos a
esquecer de viver plenamente as interações diárias, os compromissos sociais,
culturais e, muitas vezes, os compromissos profissionais. Percebemos, como educadores, que a maioria dos pais estão deixando que os aspectos atribulados
do cotidiano influenciam diretamente nas práticas educativas de seus filhos.
Dessa forma, o ambiente escolar está ficando mais distante da realidade de
muitas famílias, destacando se, principalmente, pela ausência dos pais em
atividades das escolas em que seus filhos se encontram matriculados. Com um
olhar a partir do entendimento de que a educação é um direito de todos, dever
do Estado e da Família previsto na Constituição Federal de 1988. Assim, estudos
têm comprovado que nem mesmo as bases constitucionais impedem os obstáculos que
interferem na participação dos pais em escolas de seus filhos. Com base nessa
premissa, o ponto de partida foi averiguar in lócus o que evidenciava a
participação ou não dos pais em uma instituição públicas de ensino em nossa
cidade. Tínhamos com principal objetivo estabelecer uma análise comparativa do
comportamento dos alunos que contavam regularmente com a presença dos pais e
dos alunos que os pais não compareciam na escola, sobretudo, em ocasiões
específicas, como, entregas de notas de finais de semestres ou de ano. O
estudo, ainda, nos permitiu como objetivos específicos identificar as bases
legais do direito e dever do educador; o papel da escola e da família no
processo de ensino-aprendizagem, observar o comportamento desses estudantes, em
ambientes escolares. Como passos metodológicos seguimos a abordagem qualitativa,
teórica e bibliográfica. Os resultados mostraram
que as ações propostas durante a execução do projeto, comprovaram que o contato
efetivo dos pais com a escola é de fundamental importância no desempenho dos
filhos, tanto no desenvolvimento intelectual, como em outras fases de sua
formação pessoal.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino-aprendizagem. Participação dos pais. Escolas públicas.