diversidade de vozes no jornalismo para diálogo sobre a educação
1Antonio Sebastião da Silva,2LUARA DA SILVA ROMAO,3THAYNARA FERNANDES DE OLIVEIRA 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO antoniosilvva@gmail.com
RESUMO
O
projeto de extensão Agência de Jornalismo Focaia, da Universidade Federal de
Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), visa ampliar o processo
de comunicação na diversidade de vozes sobre a educação e suas políticas, com vistas
a permitir formação de conhecimento com ampliação da agenda pública sobre a
política educacional. O projeto teve início em agosto de 2009, fazendo junção
dos substantivos "Foca" e "Araguaia". “Foca” nas redações de jornais quer dizer
estudante de jornalismo ou jornalista recém-formado; e, “Araguaia,” região em
que está localizado o Campus da UFMT. Como objetivo, a produção de notícias visa
aproximar a sociedade das atividades universitárias, cujos assuntos nem sempre merecem
atenção da agenda dos veículos de imprensa local e regional. No ensino, a busca é permitir
a vivência dos estudantes da graduação na reflexão teórica e emprego da prática
do Jornalismo. Metodologicamente, os acadêmicos do curso de jornalismo preparam
pautas, fotografam, entrevistam e redigem matérias e reportagens, atentando-se à
descentralização da informação midiáticas com seus valores-notícias
tradicionais. Os estudantes bolsistas e voluntários da Agência Focaia,
presencialmente, se reúnem três vezes na semana com presença do professor
orientador. Com atividades remotas uma vez por semana. Na rotina de trabalho, os estudantes produzem notícias
abordando assuntos relacionados à política educacional, pesquisa, extensão,
cultura, eventos acadêmicos, congressos, simpósios, mobilizações. As
publicações são realizadas no formato blog, no site https://focaia.blogspot.com/ e compartilhadas nas redes sociais do projeto. Como resultado, o trabalho de extensão se faz importante meio de divulgação de notícias temáticas, somando aos veículos de comunicação local e
regional, assim, efetivamente se propõe ao diálogo com a sociedade. Nos seus 12
anos, a página do projeto recebeu mais de 1.200.000 visualizações. Quanto ao ensino-aprendizagem, há a valorização do
jornalismo na preparação dos estudantes quanto à reflexão teórica e atividade
profissional.