A construção de espaços dialógicos entre estudantes e
profissionais, onde se possa refletir e exercer um olhar crítico quanto à
práxis da psicologia é fundamental no processo formativo do psicólogo. Nesse
sentido, o projeto “Aproximação ao exercício profissional da psicologia por
meio do uso das Tecnologias da Informação (TIC) no contexto da pandemia
COVID-19” teve como objetivo propiciar aos estudantes a aproximação da
atividade profissional do psicólogo nas instituições de saúde e assistência
social, mediada pela TIC. Participaram estudantes de psicologia da Universidade
Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Realizou-se cinco rodas de conversa, nos
meses de março e setembro, com profissionais e pesquisadores psicólogos
atuantes no estado de São Paulo, convidados a compartilhar as experiências de
trabalho nos serviços: Centro de Atenção psicossocial (CAPS) III, CAPS
infanto-juvenil, Consultório na rua, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e
Centro de Referência Especializado de Assistência Social. No contexto da
pandemia do COVID-19 as rodas de conversa foram adaptadas ao ambiente virtual
de aprendizagem (AVA). Videoconferências foram realizadas pelo Google Meet,
gravadas e disponibilizadas no AVA institucional. Essa metodologia
possibilitou o alcance de resultados significativos para o processo de
aprendizagem, como: o diálogo a respeito do papel da psicologia nas políticas públicas, dos
desafios e potencialidades no cotidiano dos dispositivos de saúde e de
assistência; o atendimento em situações de crise e o exercício da psicologia no
contexto da pandemia COVID-19. Conclui-se, que as reflexões trabalhadas nas
rodas de conversa permitiram a ampliação do conhecimento a respeito do
cotidiano da psicologia como profissão no sistema público de saúde e
assistência social. O uso das TIC mostrou-se uma alternativa útil e viável
nesse momento, permitindo uma formação dialógica entre a universidade e a
sociedade contribuindo para a formação crítica dos discentes e para a análise
das dinâmicas dos serviços e políticas públicas no país.