Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

O uso das Tecnologias de Informação  durante a pandemia do Covid-19: o desafio da construção de espaços dialógicos na graduação em psicologia.

1Leidy Janeth Erazo Chavez,2Alice Andrade Silva
1COORDENADOR AUTOR,2COMUNIDADE EXTERNA
leidye32@gmail.com

RESUMO

A construção de espaços dialógicos entre estudantes e profissionais, onde se possa refletir e exercer um olhar crítico quanto à práxis da psicologia é fundamental no processo formativo do psicólogo. Nesse sentido, o projeto “Aproximação ao exercício profissional da psicologia por meio do uso das Tecnologias da Informação (TIC) no contexto da pandemia COVID-19” teve como objetivo propiciar aos estudantes a aproximação da atividade profissional do psicólogo nas instituições de saúde e assistência social, mediada pela TIC. Participaram estudantes de psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Realizou-se cinco rodas de conversa, nos meses de março e setembro, com profissionais e pesquisadores psicólogos atuantes no estado de São Paulo, convidados a compartilhar as experiências de trabalho nos serviços: Centro de Atenção psicossocial (CAPS) III, CAPS infanto-juvenil, Consultório na rua, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Centro de Referência Especializado de Assistência Social. No contexto da pandemia do COVID-19 as rodas de conversa foram adaptadas ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Videoconferências foram realizadas pelo Google Meet, gravadas e disponibilizadas no AVA institucional. Essa metodologia possibilitou o alcance de resultados significativos para o processo de aprendizagem, como: o diálogo a respeito do papel da psicologia nas políticas públicas, dos desafios e potencialidades no cotidiano dos dispositivos de saúde e de assistência; o atendimento em situações de crise e o exercício da psicologia no contexto da pandemia COVID-19. Conclui-se, que as reflexões trabalhadas nas rodas de conversa permitiram a ampliação do conhecimento a respeito do cotidiano da psicologia como profissão no sistema público de saúde e assistência social. O uso das TIC mostrou-se uma alternativa útil e viável nesse momento, permitindo uma formação dialógica entre a universidade e a sociedade contribuindo para a formação crítica dos discentes e para a análise das dinâmicas dos serviços e políticas públicas no país.

PALAVRAS-CHAVE

Psicologia. COVID-19. Serviços Públicos de Saúde