Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

ADAPTANDO A PEÇA “CHUVA” À MODALIDADE CORO VIRTUAL COM O CORAL INFANTOJUVENIL DA UFMT

1Adonys Aguiar de Oliveira,2Náthaly Gorato de Oliveira,3Romulo Ronny Aguiar da Silva
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO
adonys.aguiar@gmail.com

RESUMO

O ensaio coral virtual tem sido parte da rotina dos coros do Núcleo Coral da UFMT, em virtude do distanciamento em razão da pandemia de COVID-19. O Coral Infantojuvenil, regido por, Adonys Aguiar, também adaptou suas atividades ao formato. Realizamos, aqui, uma análise comparando a preparação de uma mesma peça em forma presencial e as adaptações feitas para realizá-la de modo remoto. Objetiva-se expor pontos como regência remota, adaptações rítmicas, explicação de execução em ensaios e suas diferenças em relação ao ensaio presencial. No contexto coral online, o gestual do regente não é sincrônico, dados os atrasos pela diferença entre as conexões de internet. Logo, o regente “internaliza” a regência nos cantores nos ensaios, para que sigam os áudios de referência produzidos pela equipe para estudo e gravação conforme as instruções. Adaptações pontuais foram necessárias, como simplificação de trechos rítmicos, visando a assimilação mais rápida. Os coralistas que já executaram a peça presencialmente reaprenderam pela adaptação, enquanto os novos já aprendiam pelo novo formato. Assim, propôs-se a canção Chuva (Iara Rennó/ Thalma de Freitas), executada pelo coro em 2018, agora, preparada remotamente. As observações foram feitas entre agosto e setembro de 2021 durante os ensaios do Coral realizados na plataforma Zoom. Com as adaptações verificamos uma boa assimilação do grupo à peça e, em breve, culminará em um Coro Virtual a ser publicado na plataforma Youtube.

PALAVRAS-CHAVE

Coro Virtual, Coral Infantojuvenil, Regência