Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

ICHS INTERATIVO - DIVULGAÇÃO ARAGUAIA: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

1Cristiano de Sousa Costa,2Vinícius Ribeiro Rodrigues,3Barbara Argolo Soares,4Neemias Souza Alves,5Adam Luiz Claudino de Brito
1COORDENADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5DOCENTE
cristianoscosta@gmail.com

RESUMO

O ICHS InterAtivo - Divulgação Araguaia, existe desde 2016 e consiste em uma página institucional no Facebook (fanpage) - @ichsufmtaraguaia - com o objetivo de potencializar a comunicação e a interação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário do Araguaia, com toda a comunidade acadêmica e externa da região. O projeto visa fomentar a divulgação científica, promover a conscientização e sensibilizar sobre temas sociais referentes às comunidades e aos grupos marginalizados da região do Araguaia como negros, indígenas, ribeirinhos, surdos, entre outros. Uma das formas empregadas para alcançar esses objetivos é por meio da elaboração de conteúdo para publicação em datas comemorativas como por exemplo o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A metodologia de trabalho baseia-se em uma relação de ensino-aprendizagem entre seus integrantes (2 estudantes, 2 servidores técnicos e 1 servidor docente). A cada ano são selecionados 2 novos alunos do Curso de Jornalismo, que por terem em sua grade curricular disciplinas como Webjornalismo e Planejamento Visual, têm a oportunidade de exercitarem seu aprendizado aplicando o conhecimento adquirido no gerenciamento e alimentação da fanpage. Em virtude da pandemia de Covid-19, todo o fluxo de trabalho foi estruturado para acontecer virtualmente, assim, os integrantes do projeto realizam reuniões periódicas para organização e planejamento das atividades por meio de WhatsApp e videoconferências e recebem as solicitações de divulgação de eventos, pesquisas, editais, a serem publicados na fanpage, por meio do e-mail do projeto. Com o aumento dos eventos remotos a fanpage contribuiu ativamente com a difusão e visibilidade das atividades oferecidas à comunidade, neste período de distanciamento social. Atualmente o perfil possui 1.142 seguidores e a expectativa é de que esse número aumente ainda mais. Por fim, considera-se que o ICHS InterAtivo conseguiu estabelecer uma comunicação eficaz e se manter um canal plural e aberto para a comunicação interna e externa à UFMT Araguaia.

PALAVRAS-CHAVE

ICHS InterAtivo. Comunicação. Facebook.