Este projeto atua no ensino de
português como língua estrangeira dentro do Programa de Extensão do Instituto
de Linguagens. Criado para atender as demandas da comunidade intra e extra
universitária, são cursos de 60h, nível básico, que atendem principalmente os
migrantes na capital do Estado e, por ora, online, estrangeiros em todo
território nacional. No âmbito do ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), o curso abrange o ensino da
língua e da cultura com o propósito de integrar os indivíduos e acolhê-los. Em
sua grande maioria, os discentes buscam esse curso a fim de minimizar as
barreiras causadas pelo idioma e, principalmente, para conseguir compor a
documentação necessária para o processo de naturalização. Dessa forma, o curso foi estruturado pensando no ensino de
uma língua como aprendizagens e descobertas acerca dos modos de vida do lugar onde ela é
falada. Entretanto, como o contexto perpassa por diversas culturas, devemos
prever a possibilidade de cultura como fonte de conflito, uma vez que o público
envolvido é multicultural e plurilíngue. Para tanto, objetiva-se encontrar um lugar
cultural confortável a todos que propicie com maior fluidez a compreensão e uso
da língua portuguesa escrita e oralmente em diferentes ambientes sociais e
profissionais, contribuindo para seu aperfeiçoamento e engajamento. O curso não
adota um material específico, todavia as aulas são colaborativas, planejadas e
adequadas para atenderem as demandas de cada grupo e, ocorrem por meio de
textos de diferentes gêneros, exercícios orais e escritos, bem como práticas de
áudio. Devido à pandemia e ao formato online das aulas, observa-se que muitos
migrantes em situação de refúgio têm maior dificuldade ao acesso às aulas,
porém são persistentes e valorizam os momentos síncronos, participando e
contribuindo para a construção do saber.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de português como língua estrangeira (PLE). Interculturalidade. Acolhimento.