Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Curso ONLINE de Português para Estrangeiros 2021/2

1Flavia Girardo Botelho Borges,2Cassiana Parissenti
1MESTRANDO,2MESTRANDO
flavia.borges@ufmt.br

RESUMO

Este projeto atua no ensino de português como língua estrangeira dentro do Programa de Extensão do Instituto de Linguagens. Criado para atender as demandas da comunidade intra e extra universitária, são cursos de 60h, nível básico, que atendem principalmente os migrantes na capital do Estado e, por ora, online, estrangeiros em todo território nacional. No âmbito do ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), o curso abrange o ensino da língua e da cultura com o propósito de integrar os indivíduos e acolhê-los. Em sua grande maioria, os discentes buscam esse curso a fim de minimizar as barreiras causadas pelo idioma e, principalmente, para conseguir compor a documentação necessária para o processo de naturalização. Dessa forma, o curso foi estruturado pensando no ensino de uma língua como aprendizagens e descobertas acerca dos modos de vida do lugar onde ela é falada. Entretanto, como o contexto perpassa por diversas culturas, devemos prever a possibilidade de cultura como fonte de conflito, uma vez que o público envolvido é multicultural e plurilíngue. Para tanto, objetiva-se encontrar um lugar cultural confortável a todos que propicie com maior fluidez a compreensão e uso da língua portuguesa escrita e oralmente em diferentes ambientes sociais e profissionais, contribuindo para seu aperfeiçoamento e engajamento. O curso não adota um material específico, todavia as aulas são colaborativas, planejadas e adequadas para atenderem as demandas de cada grupo e, ocorrem por meio de textos de diferentes gêneros, exercícios orais e escritos, bem como práticas de áudio. Devido à pandemia e ao formato online das aulas, observa-se que muitos migrantes em situação de refúgio têm maior dificuldade ao acesso às aulas, porém são persistentes e valorizam os momentos síncronos, participando e contribuindo para a construção do saber.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de português como língua estrangeira (PLE). Interculturalidade. Acolhimento.