Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

Zootecnia por dentro- resultados parciais

1Camila Souza Lima Frozza,2Vanessa Sobue Franzo,3MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM,4Alexandra Potenza Vidotti,5CAMILA SOUZA LIMA FROZZA
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3OUTROS,4OUTROS,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
camila.sl.frozza@gmail.com

RESUMO

A universidade é o espelho social e, por isso mesmo deve se moldar para atender a sociedade em constante transformação. O curso de Zootecnia atende diversos estudantes com diferentes castas sociais, econômicas, cognitivas e pensamentos diversos. O objetivo foi mostrar o perfil sócio-econômico e intelectual dos ingressantes (2019/1), além da motivação da escolha do curso. Os dados de fontes primárias foram coletados em questionário aplicado aos 45 ingressantes do curso de Zootecnia no semestre 2019/1 por meio do “Google Forms”. O questionário anônimo e voluntário constou de 25 (vinte e cinco) questões objetivas aplicadas ao segundo mês de ingresso dos estudantes. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes é da raça parda, moram com os pais, oriundos de cidades vizinhas, provenientes de escolas de ensino público, com famílias com renda familiar entre um a dois salários mínimos com a mãe/madrasta sendo a primordial na mantença econômica da unidade familiar. Além disso, escolheram a opção Zootecnia por aptidão e não tem nenhum membro da família trabalhando em áreas das Ciências Agrárias. Conclui-se que o perfil socioeconômico dos alunos da Zootecnia/UFMT/campus Cuiabá segue o fluxo normal de diversas pesquisas já realizadas na área da educação, demonstrando a crescente ocupação dos pardos no ensino superior, além de alunos de origem pobre. Ademais, notou-se que a mulher se sobressai em relação à renda familiar que sustenta os estudantes. 

PALAVRAS-CHAVE

Ciências Agrárias, estudantes, graduação, Universidade Federal