1Camila Souza Lima Frozza,2Vanessa Sobue Franzo,3MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM,4Alexandra Potenza Vidotti,5CAMILA SOUZA LIMA FROZZA 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3OUTROS,4OUTROS,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO camila.sl.frozza@gmail.com
RESUMO
A
universidade é o espelho social e, por isso mesmo deve se moldar para atender a
sociedade em constante transformação. O curso de Zootecnia atende diversos
estudantes com diferentes castas sociais, econômicas, cognitivas e pensamentos
diversos. O objetivo foi mostrar o
perfil sócio-econômico e intelectual dos ingressantes (2019/1), além da
motivação da escolha do curso. Os dados de fontes primárias foram coletados em
questionário aplicado aos 45 ingressantes do curso de Zootecnia no semestre
2019/1 por meio do “Google Forms”. O questionário anônimo e voluntário constou
de 25 (vinte e cinco) questões objetivas aplicadas ao segundo mês de ingresso
dos estudantes. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes é da raça
parda, moram com os pais, oriundos de cidades vizinhas, provenientes de escolas
de ensino público, com famílias com renda familiar entre um a dois salários
mínimos com a mãe/madrasta sendo a primordial na mantença econômica da unidade
familiar. Além disso, escolheram a opção Zootecnia por aptidão e não tem nenhum
membro da família trabalhando em áreas das Ciências Agrárias. Conclui-se que o
perfil socioeconômico dos alunos da Zootecnia/UFMT/campus Cuiabá segue o fluxo
normal de diversas pesquisas já realizadas na área da educação, demonstrando a
crescente ocupação dos pardos no ensino superior, além de alunos de origem
pobre. Ademais, notou-se que a mulher se sobressai em relação à renda familiar
que sustenta os estudantes.
PALAVRAS-CHAVE
Ciências Agrárias, estudantes, graduação, Universidade Federal