Ensino
de Língua Estrangeira: reflexões sobre metodologias de ensino em contextos específicos de extensão universitária
1Lindinalva Zagoto Fernandes,2Matheus Gabriel Andrade dias 1ORIENTADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO lindinalva.fernandes@ufmt.br
RESUMO
Introdução:Este
trabalho apresenta algumas reflexões acerca de metodologias de ensino de Língua Francesa utilizadas em minicursos, ofertados como uma das ações do projeto de
extensão Sarart: entre Línguas e Letras,
do curso de Letras, campus Cuiabá, no ano de 2020 e 2021. A ação de Língua
Francesa configurou-se em duas versões de um mesmo minicurso, com carga horária
de 20 horas, totalizando 40 horas, ofertados à comunidade interna e externa à UFMT. Objetivo: Objetivou-se apresentar a língua francesa e aproximá-la dos participantes, considerando o pressuposto do projeto de que a oferta de
oportunidades de aprendizagens prazerosas e
“descompromissadas” dos sistemas e contextos educacionais “tradicionais”, viabiliza
o aprendizado inicial de língua estrangeira. Metodologia: Para o desenvolvimento das versões
do minicurso, foram utilizadas as metodologias de ensino da abordagem humanista
(Larsen-Freeman, 1986) e comunicativa (Germain, 1993). Participaram dos minicursos alunos e ex-alunos de diferentes cursos de graduação da UFMT. Resultado: Na primeira versão do minicurso houve desistência dos participantes, ficando apenas cinco dos 16 inscritos - ocorrência que gerou reflexões e hipóteses sobre as metodologias e estratégias didáticas utilizadas. Na segunda versão, metodologias e estratégias didáticas diferentes foram utilizadas, e dos 43 inscritos, apenas um participante desistiu. Conclusão:O processo reflexão-ação-reflexão direcionou à compreensão de que o atendimento ao
pressuposto do projeto gerou novas formas de pensar as metodologias e estratégias de ensino e à importância de
se adotar procedimentos metodológicos adequados à natureza da ação e de seu contexto, pois a busca por atividades de
determinada natureza e em contextos específicos envolve interesses e intenções outros, exigindo metodologias de abordagem diferentes daquelas com as quais se está acostumado e, tradicionalmente, aplicado em cursos de idiomas.
PALAVRAS-CHAVE
Língua estrangeira. Metodologia de ensino. Reflexões.