Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

CENTRO MEMÓRIA VIVA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - CMVIE: VOZES DOS ARTÍFICES DA UFMT

1NILCE VIEIRA CAMPOS FERREIRA,2ANA KAROLINA DOS SANTOS E CUNHA,3JOIRA APARECIDA LEITE DE OLIVEIRA AMORIM MARTINS
1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3TÉCNICO ADMINISTRATIVO
nilce.ferreira@ufmt.br

RESUMO

O projeto deCentro Memória Viva do Instituto de Educação – CMVIE surgiucom o propósito de se tornar um lugar de memória do Instituto de Educação – IE, e por extensão, da UFMT, uma vez que consequentemente enuncia também a memória da universidade como um todo. O grupo de extensionistas, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Instituições e Gênero – GPHEG, utiliza procedimentos metodológicos para a coleta, catalogação e disponibilização de documentos, por meio de pesquisas, vídeos, entrevista e transcrição da história oral, para a consulta da comunidade acadêmica e seu entorno.Neste projeto de extensão, procuramos desenvolver três etapas: primeiro, a coleta de testemunhos de protagonistas da UFMT, ou seja, participantes ativos na história da universidade. Em seguida, procedemos uma pesquisa para encontrar ferramentas tecnológicas de cunho acadêmico que facilitem a transcrição desses testemunhos, a partir de algumas opções de programas e softwares que melhor possibilitem a execução detranscrição, esses variam de acordo com as necessidades e atualizações acerca das ferramentas de tecnologias educacionais, que nos permitam divulgar na comunidade essas entrevistas. Por último, providenciamos a revisão de transcrições e vídeos, bem como organizamos um Círculo de Culturas para difundir a memória desses artífices e dos procedimentos possíveis para trabalhar entrevistas e testemunhos. Como o projeto CMVIE está em fase inicial, ainda não é possível apontar resultados, uma vez que se encontra em andamento. Sendo assim concluímos que esses tempos nos quais a pandemia COVID-19 nos isolou e popularizou as atividades remotas, o uso de meios digitais e as mídias, é necessário que as ferramentas tecnológicas sejam utilizadas sob rígidos princípios éticos, mas explorando todas as suas potencialidades para aprimorar a prática extensionista e nos aproximar da comunidade na qual estamos inseridas, permitindo o conhecimento da memória e da História da Educação na UFMT nas vozes de seus artífices.

PALAVRAS-CHAVE

Memória do Instituto de Educação da UFMT. Tecnologias da Educação. Transcrição.