Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

PRÓ-ENEM em Matemática, uma integração universidade sociedade (Cuiabá)

1Fernanda Palhares Maringolo Sekimura,2Gabriel Angelo Sobral Storer,3Wellington de Moura Costa
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO
fermaringolo@hotmail.com

RESUMO

As escolas públicas tem apresentado precariedades na formação do estudantes do ensino público brasileiro, principalmente ao considerarmos as áreas de linguagens e matemática, que são bases fundamentais para as todas as outras áreas. A precariedade vista no ensino público gera uma concorrência desleal com as escolas particulares pelas vagas nas universidades públicas. O ENEM é a principal via de ingresso em IES públicas e também de acesso aos programas como ‘PRÓ-UNI’ e ‘FIES’. O PRÓ-ENEM tem o objetivo de auxiliar estudantes oriundos do ensino público a se prepararem para o ENEM. O PRÓ-ENEM é constituído por aulas de conteúdo teórico e/ou experimental e aulas de exercícios com questões das provas anteriores do ENEM, visando sempre checar o aproveitamento da aula ministrada. Nesse período de pandemia, em que as atividades estão acontecendo de maneira remota, o acompanhamento do desempenho foi realizado não somente em relação ao conteúdo abordado nas aulas mas também em relação ao comportamento frente à pandemia. Um questionário colheu depoimentos dos participantes do projeto sobre esse contexto e uma avaliação semelhante ao PISA foi aplicada no inicio e final do projeto. Dentre os resultados esperados, está a aprovação do aluno no Sisu, bem como o aperfeiçoamento dos bolsistas em relação ao conteúdo abordado nas aulas, e, diante da avaliação que foi aplicada, é perceptível a evolução positiva dos alunos referente ao conteúdo.

PALAVRAS-CHAVE

ENEM, matemática, pandemia.