Cursinho:
Pré-vestibular/ ENEM de Química Araguaia
1Joyce Laura da Silva Gonçalves,2Esthefany Alves de Lima,3Kezia Mikaelly Borges De Souza,4Paulo da Silva Medeiros,5Renato Teodoro Da Silva,6Elvis Lira da Silva,7Eduardo Ribeiro Mueller 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6DOCENTE,7DOCENTE joy.goncalves@hotmail.com
RESUMO
Considerando as dificuldades de associação entre a formação do licenciando e sua adaptação à realidade profissional, além de prezar pela concorrência igualitária para o ingresso de estudantes de escolas públicas em universidades, propôs-se um projeto de extensão intitulado Cursinho: Pré-vestibular/ ENEM de Química. Tal projeto é parte integrante do Programa de Extensão em desenvolvimento Integração Universidade - Sociedade PRÓ-ENEM (2021) e vem atuando em: (i) visar o aperfeiçoamento das habilidades sociais e profissionais dos graduandos em licenciatura e (ii) auxiliar os estudantes a se prepararem para o ENEM. O público alvo foi cerca de cinquenta inscritos bem como quinze discentes do Curso de Licenciatura em Química da UFMT dos Campi de Cuiabá e Araguaia. A metodologia empregada consistiu em reuniões periódicas de construção do conhecimento e aplicação de aulas remotas de Química ministradas pelos alunos do curso de Licenciatura em Química para os inscritos no Cursinho. Os resultados parciais indicaram o aperfeiçoamento das habilidades sociais e profissionais, de relevância para oratória e autoconfiança, contribuição teórica e prática por meio da observação e regência em sala de aula. Nessa direção, observou-se que a possibilidade de interação virtual e a troca de experiências entre integrantes do projeto de Campus distintos foram de importância imensurável. Tais observações corroboram com a teoria de Echeverrìa et. al. (2010) de que prática não é apenas para aplicação de um conhecimento científico e pedagógico, mas sim um momento de criação e reflexão, em que novos conhecimentos são constantemente modificados. Já os discentes do Ensino Médio puderam aprimorar seus conhecimentos em Química favorecendo seu preparo para o ENEM. O impacto deste projeto está sendo consolidado em explorar os conteúdos remotamente e sustentar a motivação dos inscritos para aprender cada vez mais na busca de atingir o objetivo de ingressar em uma Universidade. Ref: ECHEVERRÍA. A. R. et al. Formação superior em química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. Ed. Unijuí, 2010.