1Daniele Caetano da Silva,2Livia Pereira de Alencar ,3Jeferson Mangueira de Castro Lydijusse,4Jéssica de Almeida Barradas 1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO dani_caetanods@hotmail.com
RESUMO
Com a continuidade do
projeto de extensão Educursinho: Educação e aprovação de forma remota, foi
necessário adaptar-se à nova realidade causada pela pandemia de Covid – 19. Assim,
o ensino remoto trouxe questões de adaptabilidade do professor, com a proposta EAD
e questões como a importância de metodologias ativas que consigam inserir o
aluno em posição de autonomia do seu processo de aprendizado e a importância do
professor nesse processo, mesmo sob o aspecto do ensino remoto. Neste ano, o
projeto procurou estratégias para dar continuidade e aumentar a persistência do
número de alunos que acompanham as aulas ao vivo. Além disso, buscou meios de
tornar compreensível a didática utilizada pelos professores. Para isso, as
aulas foram centralizadas em apenas uma plataforma, padronizando o modelo de aulas
ao vivo, através do Google meet. Também, se priorizou por não as gravar para
incentivar a presença dos alunos ao vivo e assim facilitar o contato
professor-aluno criando um vínculo que fomentasse a vontade do aluno de
permanecer no cursinho. Foi formado um grupo no Whastapp para aumentar a
interação dos professores e alunos fora do horário das aulas, facilitando a
comunicação, propiciando mais intimidade e evitando assim, a evasão dos alunos. Nota-se até o momento: uma média de 5 a 10 alunos por aula, resultado
superior ao ano passado; uma participação mais ativa dos estudantes durante as
aulas, com questionamentos e discussões, além da participação no grupo do Whatsapp
em que há discussão de temas relevantes, curiosidades sobre as matérias e
descontração de cunho estudantil. Dessa forma, a ausência de contato físico entre os alunos que advém de
escolas públicas e que são de baixa renda dificulta a possibilidade de se
ensinar de forma mais didática e eficiente, com o auxílio de ferramentas que
apenas o ensino presencial dispõe, como quadro negro e Datashow. A fim de
contornar tais dificuldades a metodologia aplicada pelo EduCursinho, apresentou
resultados promissores com maior número de alunos por aula e maior engajamento
dos mesmos.
PALAVRAS-CHAVE
Estratégias para o EaD. Aula interativa. Metodologia ativa.