Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

DESAFIOS DO ENSINO A DISTÂNCIA 

1Daniele Caetano da Silva,2Livia Pereira de Alencar ,3Jeferson Mangueira de Castro Lydijusse,4Jéssica de Almeida Barradas
1ORIENTADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
dani_caetanods@hotmail.com

RESUMO

Com a continuidade do projeto de extensão Educursinho: Educação e aprovação de forma remota, foi necessário adaptar-se à nova realidade causada pela pandemia de Covid – 19. Assim, o ensino remoto trouxe questões de adaptabilidade do professor, com a proposta EAD e questões como a importância de metodologias ativas que consigam inserir o aluno em posição de autonomia do seu processo de aprendizado e a importância do professor nesse processo, mesmo sob o aspecto do ensino remoto. Neste ano, o projeto procurou estratégias para dar continuidade e aumentar a persistência do número de alunos que acompanham as aulas ao vivo. Além disso, buscou meios de tornar compreensível a didática utilizada pelos professores. Para isso, as aulas foram centralizadas em apenas uma plataforma, padronizando o modelo de aulas ao vivo, através do Google meet. Também, se priorizou por não as gravar para incentivar a presença dos alunos ao vivo e assim facilitar o contato professor-aluno criando um vínculo que fomentasse a vontade do aluno de permanecer no cursinho. Foi formado um grupo no Whastapp para aumentar a interação dos professores e alunos fora do horário das aulas, facilitando a comunicação, propiciando mais intimidade e evitando assim, a evasão dos alunos. Nota-se até o momento: uma média de 5 a 10 alunos por aula, resultado superior ao ano passado; uma participação mais ativa dos estudantes durante as aulas, com questionamentos e discussões, além da participação no grupo do Whatsapp em que há discussão de temas relevantes, curiosidades sobre as matérias e descontração de cunho estudantil. Dessa forma, a ausência de contato físico entre os alunos que advém de escolas públicas e que são de baixa renda dificulta a possibilidade de se ensinar de forma mais didática e eficiente, com o auxílio de ferramentas que apenas o ensino presencial dispõe, como quadro negro e Datashow. A fim de contornar tais dificuldades a metodologia aplicada pelo EduCursinho, apresentou resultados promissores com maior número de alunos por aula e maior engajamento dos mesmos.

PALAVRAS-CHAVE

Estratégias para o EaD. Aula interativa. Metodologia ativa.