ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS
REMOTAS DE LITERATURA BRASILEIRA NO PRÓ-ENEM LINGUAGENS
1Márcia de Moura Gonçalves,2Carolina Corrêa Ribeiro,3Yara Rocha Luz 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO marcia.goncalves@ufmt.br
RESUMO
O Projeto Integração Universidade
& Sociedade PRÓ-ENEM foi criado em 2016 buscando auxiliar estudantes de
escolas públicas de Cuiabá na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.
O PRÓ-ENEM Linguagens, do
Departamento de Letras, conta com oito graduandos que atuam como professores, e
está estruturado em 4 áreas do conhecimento (Literatura, Inglês, Redação e
Linguagens). Devido à pandemia da Covid-19, as aulas estão sendo planejadas para o ensino remoto e ofertadas
pelo Google Meet. Acreditamos que aulas que despertem o interesse dos
alunos é essencial e, por isso, a adoção, pelo professor, de estratégias que
viabilizem a interação e participação de todos é ação eficaz para o ensino e a aprendizagem.
Segundo Roldão (2009), estratégias de ensino podem ser compreendidas como
conjunto de ações desenvolvidas pelo professor e pelo aluno orientado para
desenvolvimento de determinada aprendizagem, não se restringindo a tarefas ou
atividades, embora desenvolvam-se por meio dessas, nem a uma técnica, apesar de
ser importante sua utilização. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é identificar estratégias usadas nas aulas de Literatura Brasileira que visaram obter
maior participação dos alunos, por meio de pesquisa qualitativa do tipo
Estudo de Caso (YIN, 2005). Os registros foram obtidos em anotações de diário
reflexivo, gravações em vídeo e documentos - planos de aula e slides.
Pela análise, observou-se a construção de aulas expositivas dialogadas, conduzindo
à compreensão dos textos literários a partir do contexto histórico, social e
político, correlacionando textos ao momento de sua produção e auxiliando na interpretação
de questões do ENEM. As principais estratégias foram ações de resolução
coletiva das questões com uso de slides criativos, leitura e análise de
poemas orientadas e utilização do mapa mental. A pesquisa apontou que o uso
dessas estratégias tornou as aulas dinâmicas, com engajamento dos alunos, contribuindo
para minimizar os desafios enfrentados nas aulas remotas e indicando
possibilidades metodológicas para o ensino de literatura brasileira.
PALAVRAS-CHAVE
Projeto de extensão ação afirmativa. Estratégias de ensino. Literatura brasileira.