Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS REMOTAS DE LITERATURA BRASILEIRA NO PRÓ-ENEM LINGUAGENS

1Márcia de Moura Gonçalves,2Carolina Corrêa Ribeiro,3Yara Rocha Luz
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
marcia.goncalves@ufmt.br

RESUMO

O Projeto Integração Universidade & Sociedade PRÓ-ENEM foi criado em 2016 buscando auxiliar estudantes de escolas públicas de Cuiabá na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. O PRÓ-ENEM Linguagens, do Departamento de Letras, conta com oito graduandos que atuam como professores, e está estruturado em 4 áreas do conhecimento (Literatura, Inglês, Redação e Linguagens). Devido à pandemia da Covid-19, as aulas estão sendo planejadas para o ensino remoto e ofertadas pelo Google Meet. Acreditamos que aulas que despertem o interesse dos alunos é essencial e, por isso, a adoção, pelo professor, de estratégias que viabilizem a interação e participação de todos é ação eficaz para o ensino e a aprendizagem. Segundo Roldão (2009), estratégias de ensino podem ser compreendidas como conjunto de ações desenvolvidas pelo professor e pelo aluno orientado para desenvolvimento de determinada aprendizagem, não se restringindo a tarefas ou atividades, embora desenvolvam-se por meio dessas, nem a uma técnica, apesar de ser importante sua utilização. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é identificar estratégias usadas nas aulas de Literatura Brasileira que visaram obter maior participação dos alunos, por meio de pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso (YIN, 2005). Os registros foram obtidos em anotações de diário reflexivo, gravações em vídeo e documentos - planos de aula e slides. Pela análise, observou-se a construção de aulas expositivas dialogadas, conduzindo à compreensão dos textos literários a partir do contexto histórico, social e político, correlacionando textos ao momento de sua produção e auxiliando na interpretação de questões do ENEM. As principais estratégias foram ações de resolução coletiva das questões com uso de slides criativos, leitura e análise de poemas orientadas e utilização do mapa mental. A pesquisa apontou que o uso dessas estratégias tornou as aulas dinâmicas, com engajamento dos alunos, contribuindo para minimizar os desafios enfrentados nas aulas remotas e indicando possibilidades metodológicas para o ensino de literatura brasileira.

PALAVRAS-CHAVE

Projeto de extensão ação afirmativa. Estratégias de ensino. Literatura brasileira.