Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAMENTO À HANSENÍASE: Educação em Saúde através da metodologia da Roda de Conversa.

1Neudson Johnson Martinho,2Brenda Costa Prado,3Beatriz Barros de Moura,4João winicius de Souza Barbosa,5Karoline Ribeiro da Silva Rocha,6Bhenise Vitória Santos Nunes
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
neudsonjm@hotmail.com

RESUMO

Introdução: A hanseníase é uma doença crônica infectocontagiosa, sendo de alta incidência e prevalência no Estado de Mato Grosso, algo que chama atenção das autoridades sanitárias do Brasil e do mundo. Nesta perspectiva, se faz necessário ações de prevenção desta doença através da detecção precoce e tratamento imediato, sendo a Educação em Saúde através da roda de conversa uma ferramenta apropriada para alcançarmos êxito neste processo. Objetivo: Enfatizar a importância da extensão com educação em saúde no enfrentamento da hanseníase. Metodologia: O projeto de extensão do qual fizemos o recorte para este trabalho, se desenvolve através de metodologia ativa da roda de conversa, a qual se trata de uma abordagem qualitativa por abordar a subjetividade e intersubjetividade dos sujeitos frente às ações extensionistas em busca de melhorias para a saúde da comunidade. Em consequência da pandemia de COVID 19, as ações inicialmente estão sendo realizadas de forma remota através da plataforma Google Meet. Destas, participaram 18 profissionais de saúde do PSF do Distrito de N.Sra da Guia e 5 estudantes bolsistas e voluntários do projeto. Antes de depois das ações aplicamos um questionário para sondar o nível de conhecimento dos participantes quanto à prevenção da hanseníase. Resultados: No formulário pré-evento, foi identificado que os participantes tinham conhecimentos que variaram entre baixo à médio nível. Já nas respostas pós evento, as respostas foram unânimes na afirmação que a roda de conversa possibilita adquirir novos aprendizados. Conclusão: As ações extensionistas além de contribuirem para a integração ensino-serviço-comunidade, são estratégias eficazes para educação em saúde tanto dos profissionais, quanto da comunidade de uma forma geral, de modo específico quando se utiliza a metodologia da roda conversa. A extensão se corrobora mais uma vez como de extrema importância para melhorias na sociedade e integração ensino-serviço-comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Educação em Saúde. Hanseníase. Extensão Universitária.