O USO DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM
MATO GROSSO
1Adriana Cristina de Faria,2Isabella Cristina Ribeiro Perantoni,3Raisa dos Santos de Souza,4Andreza Rezer dos Santos,5Thays Alves Vila,6Sandra Helena Ramiro Correa,7Carlos Eduardo Pereira dos Santos,8José Ricardo de Souza 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,6OUTROS,7OUTROS,8ORIENTADOR adrianacristina_faria@hotmail.com
RESUMO
A
gamificação é uma metodologia ativa baseada em estratégias e técnicas de desing
de jogos para tornar o participante mais receptivo ao processo de aprendizagem
por meio do foco, entretenimento e competição. O objetivo deste trabalho foi
desenvolver jogos e atividades lúdicas com a temática ambiental para estimular
a percepção, a memória e o raciocínio do estudante. Os jogos foram
desenvolvidos com base em informações sobre a biologia da fauna silvestre
brasileira e aplicados para o público estudantil em visitações programadas no
“Espaço Animal”, atualmente situado no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais
Silvestres (CEMPAS/UFMT) ou, em eventos itinerantes integrado a outros projetos
em cidades no interior do Estado de Mato Grosso. Foram criados quebra-cabeças,
jogo da memória, labirinto gigante, jogo eletrônico - travessia do Tamanduá,
desenhos para pintura e folder com
informações gerais e jogos impressos (decifrar enigma, caça-palavra e
labirinto). Esse trabalho foi motivado pela possibilidade de compor o
entretenimento que os jogos proporcionam com a educação ambiental, especialmente,
focado nas questões que envolvem a fauna regional. Assim, informações sobre os animais
foram tratadas de forma lúdica com a finalidade de estimular no público-alvo a
concentração, cognição, reflexão, sensibilização e lógica na conservação da fauna
no Estado de Mato Grosso.