Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Desenvolvimento extensionista em Doença de Alzheimer: planejamento e resultados.

1Neudson Johnson Martinho,2Jeiel Rocha Oliveira da Silva,3Nathan Marcondes Freitas Leite,4Amanda Paganini Lourencini
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
neudsonjm@hotmail.com

RESUMO

A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa que afeta os seus portadores e cuidadores de forma ampla. Dessarte, ações extensionistas que visam a participação e integração de uma equipe interprofissional capacitada para compreender a doença e seus desdobramentos, permitindo um real cuidado holístico e humanizado, se faz benéfica e necessária. Com isso, desenvolveu-se, junto a equipe de cuidadores de um lar de idosos, uma ação extensionista, a respeito da interprofissionalidade e da humanização do cuidado ao portador da DA. Objetivo(s): Relatar o planejamento e resultado de uma ação de extensão acerca da DA.Procedimentos metodológicos: Foi desenvolvida uma ação extensionista do projeto de Extensão com interface na Pesquisa denominado “APRENDENDO E ENSINANDO A CONVIVER E CUIDAR DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER (DA)”. A ação desenvolvida com cuidadores do Lar de Idosos São Vicente de Paula, situado em Várzea Grande-MT. Esta ocorreu em quatro etapas: (1) encontro entre os membros do projeto, explanando os possíveis vieses a serem trabalhados na ação; (2) confirmação do encontro com a responsável pelo Lar; (3) encontro de preparação pré-ação extensionistas entre os membros, visando confirmar informações, dividir tarefas e sanar dúvidas referentes à metodologia de roda de conversa, pautado no modelo freireano de escuta ativa; (4) desenvolvimento e aplicação da ação no dia 21/julho.Resultados: A ação atingiu seu objetivo prévio e oportunizou um espaço de escuta ativa sobre a DA estimulante aos cuidadores. Foi relatado pelos participantes que, a partir da ação, foi possível compreender melhor a DA e o funcionamento do teste de rastreio. Por ser um método simples, os cuidadores afirmaram querer aplicá-lo o quanto antes. A partir do espaço de escuta, os organizadores puderam ter melhor entendimento da realidade da doença, trazendo à prática o que haviam estudado em teoria. Dessa forma, é notório que o eficiente planejamento de uma ação extensionista pautada na educação em saúde é crucial na expansão do conhecimento acerca da DA.

PALAVRAS-CHAVE

Doença de Alzheimer. Educação em saúde. Educação Médica.