Desenvolvimento extensionista em
Doença de Alzheimer: planejamento e resultados.
1Neudson Johnson Martinho,2Jeiel Rocha Oliveira da Silva,3Nathan Marcondes Freitas Leite,4Amanda Paganini Lourencini 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,4BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA neudsonjm@hotmail.com
RESUMO
A Doença de Alzheimer (DA) é uma
doença neurodegenerativa que afeta os seus portadores e cuidadores de forma
ampla. Dessarte, ações extensionistas que visam a participação e integração de
uma equipe interprofissional capacitada para compreender a doença e seus
desdobramentos, permitindo um real cuidado holístico e humanizado, se faz
benéfica e necessária. Com isso, desenvolveu-se, junto a equipe de cuidadores
de um lar de idosos, uma ação extensionista, a respeito da
interprofissionalidade e da humanização do cuidado ao portador da DA. Objetivo(s):
Relatar
o planejamento e resultado de uma ação de extensão acerca da DA.Procedimentos metodológicos: Foi desenvolvida uma ação extensionista do projeto
de Extensão com interface na Pesquisa denominado “APRENDENDO E ENSINANDO A
CONVIVER E CUIDAR DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER (DA)”. A ação desenvolvida
com cuidadores do Lar de Idosos São Vicente de Paula, situado em Várzea
Grande-MT. Esta ocorreu em
quatro etapas: (1) encontro entre os membros do projeto, explanando os possíveis
vieses a serem trabalhados na ação; (2) confirmação do encontro com a
responsável pelo Lar; (3) encontro de preparação pré-ação extensionistas entre
os membros, visando confirmar informações, dividir tarefas e sanar dúvidas
referentes à metodologia de roda de conversa, pautado no modelo freireano de
escuta ativa; (4) desenvolvimento e aplicação da ação no dia 21/julho.Resultados: A ação atingiu seu objetivo
prévio e oportunizou um espaço de escuta ativa sobre a DA estimulante aos
cuidadores. Foi relatado pelos participantes que, a partir da ação, foi
possível compreender melhor a DA e o funcionamento do teste de rastreio. Por
ser um método simples, os cuidadores afirmaram querer aplicá-lo o quanto antes.
A partir do espaço de escuta, os organizadores puderam ter melhor entendimento
da realidade da doença, trazendo à prática o que haviam estudado em teoria. Dessa forma, é notório que o
eficiente planejamento de uma ação extensionista pautada na educação em saúde é
crucial na expansão do conhecimento acerca da DA.
PALAVRAS-CHAVE
Doença de Alzheimer. Educação em saúde. Educação Médica.