Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Canto que liberta

1José Fortunato Fernandes,2Gustavo Tartarini Herrero
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
jfortunatof@ufmt.br

RESUMO

O projeto de extensão “Canto que liberta” atende homens presos no Centro de Ressocialização de Cuiabá por meio de aulas de canto coral. O objetivo geral é utilizar a música como meio de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Como objetivos específicos, propomos aos reeducandos utilizar técnica vocal e terminologia teórico-musical correta, contextualizar as músicas em seus diversos aspectos, ouvir grupos musicais, interpretar expressivamente um repertório musical eclético, criar sobre as músicas do repertório, respeitar as pessoas, socializar-se com o grupo, participar de todas as atividades com disciplina, preparar um repertório eclético para realizar apresentações musicais. Como procedimentos metodológicos, nos primeiros encontros fizemos uma avaliação diagnóstica para conhecermos o perfil musical de cada um, abordando o gosto musical e o timbre de cada voz. A cada ensaio ensinamos técnica vocal. Sempre que há uma música nova, ensinamos um pouco da terminologia teórico-musical utilizada na música e o contexto em que foi composta. Esporadicamente levamos gravações de grupos musicais que sirvam como modelos vocais. Também de forma esporádica pedimos aos alunos que criem sobre alguma música do repertório. O grupo é acompanhado por um violonista. Como resultados, o sentido de coletividade tem sido um dos grandes ensinamentos, a ajuda mútua ao cantar uma nota ou a interação com ideias para um arranjo musical, onde a criatividade se faz presente. O desenvolvimento técnico-vocal e expressivo-musical tem sido notado nos ensaios e na apresentação que foi realizada. Concluindo, algumas músicas do repertório têm sido cantadas com paixão, como que um grito de pedido de socorro, de ajuda, perdão e fé. Outras trazem alegria, acompanhadas de movimentos corporais, que fazem o corpo se libertar com a condução do ritmo. Os ensaios têm se caracterizado como um tempo de liberdade, de leveza em um ambiente denso, onde a necessidade de autoproteção é constante e onde a música vem ensinar a entrega, o contato com uma pureza que se perde em ambientes desta natureza.

PALAVRAS-CHAVE

Música em prisões. Educação musical. Canto coral.