Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Mídias sociais para divulgação da ciência: um diálogo com a sociedade

1Felipe Thomaz Aquino,2Ana Paula Rotermel Baratto,3Marianne Rodrigues Roldão,4Thiago Mamedes de Arruda
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
thomaz501@gmail.com

RESUMO

Com o avanço da tecnologia e a tomada de novos hábitos, a divulgação cientifica também necessita de novos meios. Visto que, cada dia mais as pessoas depositam mais tempo em redes sociais, seja para relações interpessoais ou obtenção de informação. Assim, essas plataformas, em suma, se tornam forma de alcançar um público maior e que almeja por informação rápida, simplificada e de qualidade. Deste modo, o presente projeto tem como objetivo a criação de um podcast e a utilização de redes sociais para divulgação científica. Na página intitulada “Ciência sem Moage”, são apresentados fatos científicos, quebra de mitos e sugestões de materiais com conteúdo que agregam conhecimento de maneira lúdica e simplificada. A proposta utilizou a oportunidade criada pelo distanciamento e isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Para tal o projeto foi inserido na plataforma digital Instagram, frequentada por pessoas de diversas faixas etárias, classes sócias e de múltiplos graus de escolaridade. Por sua vez, isso leva à compartilhamentos e comentários entre os usuários, gerando maior interação dos assuntos ali apresentados. De acordo com os objetivos propostos por este projeto, a metodologia utilizada tem cunho quantitativo, uma vez que a análise dos resultados parte do recorte de seguidores da página @cienciasemmoage no Instagram. Até o presente momento foram alcançados cerca de novecentos seguidores e dentre as postagens observou-se a marca de até quatrocentos e treze visualizações. Por conseguinte, o presente trabalho tem se mostrado uma boa forma de difundir conteúdo a população fora dos muros da universidade, compatível com os objetivos da extensão universitária

PALAVRAS-CHAVE

divulgação científica. redes sociais. ciência. mídia