Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

IKUIAPÁ: HISTÓRIA E CULTURA BORORO NA PERSPECTIVA DAEDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA  

1Neide da Silva Campos,2Leures Athaide Silva
1DOUTORANDO,2MESTRANDO
neidinhaufmt@gmail.com

RESUMO

Abordaremos sobre a formação continuada de professores por meio do Projeto de Extensão “Ikuia-Pá: História E Cultura Bororo Na Perspectiva Da Educação Intercultural Na Primeira Infância. A formação ocorreu de junho a novembro de 2018 junto aos profissionais da Educação Infantil/Creches da Rede Municipal de Educação de Cuiabá com a finalidade de fomentar e orientar a criação de metodologias apropriadas para a implementação da Lei 11.645/08 que trata da inclusão de conteúdos voltados à cultura indígena na escola, mais especificamente à introdução à história e cultura do Povo Bororo. A metodologia foi inspirada a partir dos princípios da interculturalidade e da constituição de Grupos Áulicos. Para além de aulas-palestras, foi realizada oficinas para elaboração dos projetos interdisciplinares e interculturais com estudos orientados na escola; oficinas de confecção/criação de materiais didáticos para a implementação da Lei 11.645/2008. A formação trouxe uma perspectiva histórica e política aos profissionais da educação de olhar para a história Mato-grossense e Cuiabana compreendendo-a a partir da presença Indígena Bororo.

PALAVRAS-CHAVE

Lei 11.645/08, Povo Bororo, Formação, Primeira Infância