IKUIAPÁ: HISTÓRIA E CULTURA BORORO NA PERSPECTIVA DAEDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
1Neide da Silva Campos,2Leures Athaide Silva 1DOUTORANDO,2MESTRANDO neidinhaufmt@gmail.com
RESUMO
Abordaremos
sobre a formação continuada de professores por meio do Projeto de Extensão “Ikuia-Pá: História E Cultura Bororo Na Perspectiva Da
Educação Intercultural Na Primeira Infância. A formação ocorreu de junho a
novembro de 2018 junto aos profissionais da Educação Infantil/Creches da Rede
Municipal de Educação de Cuiabá com a finalidade de fomentar e orientar a
criação de metodologias apropriadas para a implementação da Lei 11.645/08 que
trata da inclusão de conteúdos voltados à cultura indígena na escola, mais
especificamente à introdução à história e cultura do Povo Bororo. A
metodologia foi inspirada a partir dos princípios da interculturalidade e da
constituição de Grupos Áulicos. Para além de
aulas-palestras, foi realizada oficinas para elaboração dos projetos
interdisciplinares e interculturais com estudos orientados na escola; oficinas
de confecção/criação de materiais didáticos para a implementação da Lei
11.645/2008.
A
formação trouxe uma perspectiva histórica e política aos profissionais da
educação de olhar para a história Mato-grossense e Cuiabana compreendendo-a a
partir da presença Indígena Bororo.
PALAVRAS-CHAVE
Lei 11.645/08, Povo Bororo, Formação, Primeira Infância