Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Gênero em Pauta nas redes sociais: estratégias de conscientização do Instagram às rádios comunitárias

1Tamires Ferreira Coêlho,2Andrelina Braz da Silva,3Eduarda de Oliveira
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO
tamiresfcoelho@gmail.com

RESUMO

O Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero (Pauta Gênero) desenvolve desde 2020 ações de monitoramento e de conscientização, com destaque para a apropriação de redes sociais. De outubro a dezembro de 2020, houve a veiculação de conteúdos informativos referentes ao período eleitoral brasileiro e as desigualdades de gênero, bem como sobre a inserção de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho. A série “Pauta em Foco”, composta por cards informativos para o Instagram (@pautagenero), foi adaptada para veiculação em uma coluna radiofônica distribuída pelo WhatsApp para rádios comunitárias. As temáticas abordavam as atribuições de cargos políticos em disputa nas eleições, o significado de um plano de governo, como funciona o sistema eleitoral brasileiro e qual a importância do voto, bem como a importância da representatividade e a existência de violências políticas de gênero. O uso do nome social de pessoas trans, seus direitos trabalhistas e a inclusão da comunidade LGBTQIA+ também foram pautados. Entrevistas humanizaram vivências e dificuldades de pessoas trans e travestis no contexto trabalhista formal e trouxeram relatos sobre preconceitos e a inclusão no ambiente de trabalho. A adequação para a linguagem radiofônica consistiu em roteirizar áudios, narrar informações e, após a finalização do processo de produção, distribuir conteúdos para divulgação. A disponibilização e circulação da coluna, em formato mp3, se deu a partir de uma parceria firmada com o Comunicast, projeto de extensão em Rádios e Podcast da UFMT, e com rádios comunitárias de Mato Grosso vinculadas à Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço). Com variação de 2 a 3,5 minutos, a distribuição ocorreu em um grupo com rádios parceiras. 17 colunas (disponíveis em uma aba no blog https://medium.com/pauta-genero) foram recebidas por 27 emissoras nas cinco mesorregiões do estado e com média de reprodução de 25 delas por áudio. Como material complementar, eram disponibilizados pequenos textos no formato de legenda, que introduziram o conteúdo dos áudios e a importância da temática.

PALAVRAS-CHAVE

Observatório; Desigualdades de gênero; Rádio.