Gênero em Pauta nas redes sociais: estratégias de conscientização do Instagram às rádios comunitárias
1Tamires Ferreira Coêlho,2Andrelina Braz da Silva,3Eduarda de Oliveira 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO tamiresfcoelho@gmail.com
RESUMO
O Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero (Pauta
Gênero) desenvolve desde 2020 ações de monitoramento e de conscientização, com destaque para a apropriação de redes sociais. De outubro a dezembro de 2020, houve a veiculação de
conteúdos informativos referentes ao período eleitoral brasileiro e as
desigualdades de gênero, bem como sobre a inserção de pessoas LGBTQIA+ no
mercado de trabalho. A série “Pauta em Foco”, composta por cards informativos para o
Instagram (@pautagenero), foi adaptada para veiculação em uma coluna radiofônica distribuída pelo
WhatsApp para rádios comunitárias. As
temáticas abordavam as atribuições de cargos políticos em disputa nas eleições,
o significado de um plano de governo, como funciona o sistema eleitoral
brasileiro e qual a importância do voto, bem como a importância da
representatividade e a existência de violências políticas de gênero. O uso do nome social de pessoas trans, seus direitos
trabalhistas e a inclusão da comunidade LGBTQIA+ também foram pautados. Entrevistas
humanizaram vivências e dificuldades de pessoas trans e travestis no contexto
trabalhista formal e trouxeram relatos sobre preconceitos e a inclusão no
ambiente de trabalho. A adequação
para a linguagem radiofônica consistiu em roteirizar áudios, narrar informações
e, após a finalização do processo de produção, distribuir conteúdos para
divulgação. A disponibilização e circulação da coluna, em formato
mp3, se deu a partir de uma parceria firmada com o Comunicast, projeto de
extensão em Rádios e Podcast da UFMT, e com rádios comunitárias de Mato Grosso
vinculadas à Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço).
Com variação de 2 a 3,5 minutos, a
distribuição ocorreu em um grupo com rádios parceiras. 17 colunas (disponíveis em uma aba no blog https://medium.com/pauta-genero) foram
recebidas por 27 emissoras nas cinco mesorregiões do estado e com média de
reprodução de 25 delas por áudio. Como material complementar,
eram disponibilizados pequenos textos no formato de legenda, que introduziram o
conteúdo dos áudios e a importância da temática.