A implementação do Programa “Integração Universidade – Sociedade PRÓ-ENEM” no Campus Universitário do Araguaia
1Márcio Lemes de Sousa,2Danielly de Faria Belo,3Hudson Pina de Oliveira,4Jordanna Souza Rocha,5Paulo Ferreira do Carmo,6Tibério Bittencourt de Oliveira 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5DOCENTE,6DOCENTE marcio_odegas@hotmail.com
RESUMO
O Programa “Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM” foi criado em 2016 por professores de alguns cursos de graduação da UFMT/Cuiabá. O Programa tem como objetivo auxiliar estudantes oriundos do ensino público a se prepararem para o ENEM e de estabelecer um espaço de prática docente para acadêmicos das licenciaturas da UFMT. Em 2021 o Programa ampliou o seu campo de atuação e professores do curso de licenciatura em matemática do campus do Araguaia implantaram o Projeto na região do Médio Araguaia. O objetivo desse resumo é apresentar os resultados preliminares das ações de implementação das aulas com estudantes de escolas públicas da região e a atuação de duas alunas do curso durante a preparação das aulas e execução do projeto. Inicialmente o coordenador do projeto procurou parcerias na SEDUC/MT, com alguns contatos firmados, foi marcada uma reunião para apresentação do Programa PRÓ-ENEM e o projeto de implementação com aulas remotas aos sábados. A etapa seguinte foi planejar os assuntos a serem trabalhados nas aulas e o cronograma de encontros, fechamos em conteúdos básicos de matemática. Esses conteúdos foram distribuídos em 9 semanas, com início na 2ª quinzena de setembro de 2021. As estudantes ficaram encarregadas de prepararem as aulas sobre cada conteúdo e um professor colaborador procurou orientá-las no preparo, na organização das apresentações e no desenvolvimento das aulas. Foram abertas duas turmas e cada estudante ficou encarregada de ministrar uma hora de aula para cada turma. Recebemos 60 inscrições de alunos oriundos de 9 cidades do Mato Grosso e de 2 cidades de Goiás (58 são da região do Médio Araguaia), com idade média de 18,3 anos; 55% dos inscritos se consideram pardos, 27% brancos e 13% pretos; os inscritos são estudantes de 16 escolas públicas da região. As estudantes no 1º encontro ficaram inseguras e nervosas, mas conseguiram trabalhar as atividades planejadas de modo adequado e aprovaram suas atuações. O professor coordenador e os colaboradores estão dando suporte para que as estudantes se aprimorem no planejamento e execução das aulas.
PALAVRAS-CHAVE
Programa PRÓ-ENEM. Cursinho Popular. Formação de Professores.