Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

CURSOS ONLINES DE HANDEBOL E BASQUETEBOL: ALTERNATIVA EM TEMPO DE PANDEMIA

1Walber Jose Figueiredo de Souza,2FERNANDA GABRIELLA PEDROSO MARQUES
1TÉCNICO ADMINISTRATIVO,2COORDENADOR
waalber@hotmail.com

RESUMO

O mundo vivenciou, desde o ano de 2020, uma pandemia desconhecida e surpreendente. Em meio às incertezas e afastamento físico, a internet desempenhou um papel crucial: aproximar-nos virtualmente, seja no aspecto pessoal ou profissional. Diante desse cenário, várias instituições optaram por realização de aulas e cursos online, visando manter a possibilidade de levar conhecimento para todos. Nesse sentido, a Supervisão de Desporto e Recreação da Faculdade de Educação Física da UFMT ofereceu para toda a comunidade cursos de extensão totalmente gratuitos, online e com professores parceiros de instituições do Brasil e de Portugal, com o objetivo de promover debates e reflexões acerca das modalidades. O primeiro curso foi realizado no primeiro semestre de 2021 sobre a modalidade de handebol, com carga horária de 20 horas e 6 dias de curso, utilizando o Google Meet para a transmissão. Após alguns feedbacks, alteramos a quantidade de horas e dias do segundo curso, experimentando outra plataforma, o Youtube. O segundo curso aconteceu no começo do segundo semestre de 2021, com a carga horária de 10 horas e 3 dias de palestras. O público inscrito total dos dois cursos foi de 390 participantes, contamos com a presença de discentes de graduação e pós-graduação de diversas instituições, professores da educação básica e do ensino superior, técnicos administrativos em educação, atletas e treinadores de clubes. As duas ações dispuseram de servidores técnicos e discentes da graduação e pós-graduação da UFMT na organização. As inscrições foram realizadas através do Google Forms e a divulgação foi realizado nas redes socias e site oficial da UFMT. Participaram como palestrantes professores renomados das modalidades e, falaram sobre temas atuais e relevantes como ensino-aprendizagem; prática esportiva em tempos de pandemia entre outros. Como avaliação utilizamos questionário de satisfação para melhorar e corrigir os erros. Os dois formatos foram aprovados, com algumas sugestões de outros temas e modalidades.

PALAVRAS-CHAVE

Pandemia. Basquetebol. Handebol.