CURSOS
ONLINES DE HANDEBOL E BASQUETEBOL: ALTERNATIVA EM TEMPO DE PANDEMIA
1Walber Jose Figueiredo de Souza,2FERNANDA GABRIELLA PEDROSO MARQUES 1TÉCNICO ADMINISTRATIVO,2COORDENADOR waalber@hotmail.com
RESUMO
O
mundo vivenciou, desde o ano de 2020, uma pandemia desconhecida e
surpreendente. Em meio às incertezas e afastamento físico, a internet desempenhou
um papel crucial: aproximar-nos virtualmente, seja no aspecto pessoal ou
profissional. Diante desse cenário, várias instituições optaram por realização
de aulas e cursos online, visando manter a possibilidade de levar
conhecimento para todos. Nesse sentido, a Supervisão de Desporto e Recreação da
Faculdade de Educação Física da UFMT ofereceu para toda a comunidade cursos de
extensão totalmente gratuitos, online e com professores parceiros de
instituições do Brasil e de Portugal, com o objetivo
de promover debates e reflexões acerca das modalidades. O primeiro curso foi
realizado no primeiro semestre de 2021 sobre a modalidade de handebol, com
carga horária de 20 horas e 6 dias de curso, utilizando o Google Meet para
a transmissão. Após alguns feedbacks, alteramos a quantidade de horas e dias do
segundo curso, experimentando outra plataforma, o Youtube. O segundo curso
aconteceu no começo do segundo semestre de 2021, com a carga horária de 10
horas e 3 dias de palestras. O público inscrito total dos dois cursos foi de 390
participantes, contamos com a presença de discentes de graduação e
pós-graduação de diversas instituições, professores da educação básica e do
ensino superior, técnicos administrativos em educação, atletas e treinadores de
clubes. As duas ações dispuseram de servidores técnicos e discentes da
graduação e pós-graduação da UFMT na organização. As inscrições foram
realizadas através do Google Forms e a divulgação foi realizado nas
redes socias e site oficial da UFMT. Participaram como palestrantes professores
renomados das modalidades e, falaram sobre temas atuais e relevantes como
ensino-aprendizagem; prática esportiva em tempos de pandemia entre outros. Como
avaliação utilizamos questionário de satisfação para melhorar e corrigir os
erros. Os dois formatos foram aprovados, com algumas sugestões de outros temas
e modalidades.