O IMAGINÁRIO INFANTIL
ACERCA DA PERCEPÇÃO DA PANDEMIA DO COVID-19
1Aparecida Fatima Camila Reis,2AMANDA PRISILINA DE ARAUJO,3PAMELA CAMILE SILVA BENEVENUTO RODRIGUES,4REGIANE SALES RIBEIRO,5Welliny Almeida Santos 1COORDENADOR AUTOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO myllareis1305@gmail.com
RESUMO
Durante a pandemia pelo Covid-19, o mundo foi submetido à uma situação de isolamento
social, que impediu a realização de atividades que demandasse aglomeração. As crianças incluíram-se no grupo de menor risco para a doença, porém, afetadas
diretamente no seu cotidiano. Assim, o PET Conexões de Saberes juntamente
com o Programa Cuidar Brincando lançou o projeto "Tchás
creança" em Conexões: Combate à Covid-19, que tem por objetivo levar informação sobre o COVID-19 de forma dinâmica e acessível ao público infantil. Com esse projeto produzimos um livro, feito por 15 crianças, na faixa etária de 4 à 10 anos de idade. Devido ao isolamento social, a atividade foi realizada via whatsapp. Para a construção do livro fizemos uma orientação
aos pais quanto às perguntas que deveriam ser feitas às crianças, estas deveriam ser
respondidas sem interferência dos pais. Se a criança quisesse fazer um desenho sobre sua resposta, era livre, e todo o material deveria ser enviado às organizadoras do projeto. A partir da confecção deste livro buscamos compreender as falas e os desenhos das crianças. Sobre o período que antecede a pandemia as crianças relataram como “momento felizes”, pois iam à escola, passeavam e brincavam ao ar livre. Quanto à forma do coronavírus, as menores utilizaram se da sua imaginação e criatividade para desenhá-los e as maiores replicaram seus desenhos de acordo com as imagens veiculadas pela televisão. Elas demonstram todo o conhecimento do modo de transmissão e os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus. Quanto a prevenção da COVID-19 fazem relação ao discurso de prevenção das instituições de saúde, isto é, enfatizam a importância de lavar as mãos, usar álcool em gel, manter o distanciamento, ao tossir tapar a boca e o uso de máscaras. Quanto aos sentimentos, relataram tristeza e tédio por ficarem em casa, outro sentimento relatado é a saudade da escola, dos amigos e avós. Conclui-se que as crianças compreendem o momento de pandemia e apresentam-se
cientes das principais recomendações preventivas dadas pela Organização Mundial de Saúde.