Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS  COMO ETAPA DE APRENDIZAGEM (D)E COOPERAÇÃO EM PROJETO DE EXTENSÃO

1Doriane Azevedo,2Andrews Fernandes Storque,3Davi Costa Pionório,4Victória Martins Magri,5Affonso Ciekalski Soares Campos,6Douglas Peron Pereira,7Kadinne Strobel de Souza,8Lucianna Oliveira e Souza,9Fábio Sinai Guimarães Silva,10Taynara Barreto Macedo
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5ORIENTADOR,6ORIENTADOR,7ORIENTADOR,8ORIENTADOR,9ORIENTADOR,10ORIENTADOR
doriane.azevedo@gmail.com

RESUMO

É uma prática recorrente do Grupo de Pesquisa e Extensão - Estudos de Planejamento Urbano e Regional (Épura/UFMT), realizar dinâmicas com alunos interessados em participar de suas ações de pesquisa-ação. Essa mesma dinâmica também foi destaque na seleção de alunos (bolsistas e/ou voluntários) para compor a equipe do “Temporada Aberta da Prainha”, projeto de extensão contemplado pelo Edital “MT Nascentes”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, que buscou, por meio de discussões e debates sobre o Centro Antigo de Cuiabá, vislumbrar alternativas de apropriação e percepção do lugar, pensando ações temporárias que poderiam ser transformadas em intervenções permanentes. Para esta Mostra, pretendemos compartilhar a experiência vivida nesse processo seletivo que ocorreu de forma remota, detalhando suas etapas, abordagens metodológicas e reflexões dos diferentes pontos de vista: dos Candidatos - atuais Bolsistas do Projeto e dos membros da Equipe Organizadora. Em síntese, o processo de seleção teve os critérios divulgados em Chamada Pública, aberta para graduandos de diversos cursos, de qualquer Instituição de Ensino Superior de Mato Grosso. Previa etapa de avaliação da trajetória acadêmica e universitária dos alunos; dinâmica coletiva para interação entre os candidatos, bem como com a equipe de seleção, oportunidade para uma primeira capacitação de todos sobre “participação cidadã” e “mapeamento de agentes”, ponto nevrálgico do projeto. A seleção foi finalizada com entrevista individual, que buscava diferentes perfis (complementares). Dentre os resultados obtidos, é a certeza de que, selecionados ou não, os alunos tiveram oportunidade de aprendizado e trocas multidisciplinares. Uma primeira experiência da importância de construção de ambiente de cooperação, característica que permearia a estruturação desse projeto, de caráter aberto e que, ao final de cada atividade, sempre é reavaliado por toda a equipe e participantes.

PALAVRAS-CHAVE

Processo Seletivo de Bolsistas. Temporada Aberta da Prainha. ÉPURA/UFMT