Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO EM SAÚDE

1Ana Maria Nunes da Silva,2Kezya Louryane Caldeira Martins,3Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes,4Ana Maria Nunes da Silva
1DOCENTE,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3COORDENADOR AUTOR,4DOCENTE
ana-enf@hotmail.com

RESUMO

Introdução: Os smartphones fazem parte da vida moderna da grande maioria das pessoas. Nesse contexto não é surpreendente que as redes sociais tenham se tornado tão comuns em nosso meio, ainda mais com o surgimento da pandemia da COVID-19 que potencializou a utilização de tais ferramentas. As redes sociais são extremamente utilizadas por oferecerem rápida troca de informações de interesse popular, seja em formato de mensagens de texto, áudio ou vídeo, em que permitem a participação dos envolvidos na construção do conhecimento e na tomada de decisão em caráter coletivo, conectando pessoas ao redor de todo o mundo por meio das interações. Devido a tamanha facilidade e velocidade, as redes sociais se caracterizam como uma excelente ferramenta de disseminação de informações e compartilhamento de conhecimento em saúde. Objetivos: Relatar a experiência do projeto “Ninho do Cuidado: antes, durante e depois do nascimento” na utilização das redes sociais como ferramenta de construção coletiva em saúde materno-infantil. Procedimentos metodológicos: São elaborados conteúdos referentes à saúde materno-infantil com o intuito de compartilhar conhecimentos de interesse popular com embasamento científico, os quais são disponibilizados nas seguintes redes sociais Instagram e Facebook. Os conteúdos são elaborados por discentes e docentes do curso de enfermagem e também por duas psicólogas da comunidade. Resultados: As informações disponibilizadas através do perfil do projeto possuem longo alcance, chegando a um número superior a 6.000 visualizações em um dos conteúdos disponibilizados. Também é possível observar grande interação entre seguidores e administradores do perfil em questão, através de enquetes, caixas de perguntas, comentários e likes em posts feitos na página virtual do projeto “Ninho do Cuidado: antes, durante e depois do nascimento”. Conclusão: Considera-se viável e pertinente a utilização das redes sociais como uma excelente ferramenta de construção coletiva do conhecimento em saúde e disseminação de informações de qualidade e com respaldo científico.

PALAVRAS-CHAVE

Rede social. Acesso à informação. Internet.