Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL: CURSO DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS SOB A METODOLOGIA DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA

1Flavia Girardo Botelho Borges,2Douglas Edson de Araujo Ribeiro
1COORDENADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
flavia.borges@ufmt.br

RESUMO

O aprendizado de gramática da Língua Portuguesa normalmente é visto como algo enfadonho e fastidioso, devido a metodologias de ensino tradicionais pautadas em reprodução de regras e nomenclaturas desconexas de uma realidade prática e do contexto de uso do aluno. Como um espaço acadêmico e cultural, a extensão de Línguas da UFMT promove abertura para a comunidade interna e externa a cursos de línguas nacionais e estrangeiras, além de proporcionar a formação docente ao aluno veterano do curso de Letras. Nesse sentido, o formando pode, como potencial pesquisador, aplicar novas metodologias e verificar seus resultados em sala de aula. Sob a perspectiva da Gramática Contextualizada, proposta pela autora Irandé Antunes, aplicou-se ao curso de Português para Concursos atividades envolvendo o ensino contextualizado de tópicos gramaticais, na égide do conceito de gêneros discursivos de Luiz Antônio Marcuschi. No decorrer do semestre, foi constatado que os alunos se tornaram usuários da língua mais conscientes, desenvolvendo habilidades de reflexão e crítica sobre suas próprias produções. Nesse sentido, o valor da gramática como uma disciplina pragmática e utilitária, fixa a padrões tradicionais de ensino, passa a operar como elemento cotidiano e presente no mundo fora da sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE

Extensão. Metodologia. Gramática Contextualizada. Gêneros.