UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL: CURSO DE PORTUGUÊS PARA
CONCURSOS SOB A METODOLOGIA DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA
1Flavia Girardo Botelho Borges,2Douglas Edson de Araujo Ribeiro 1COORDENADOR,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO flavia.borges@ufmt.br
RESUMO
O aprendizado de gramática da Língua Portuguesa normalmente
é visto como algo enfadonho e fastidioso, devido a metodologias de ensino tradicionais
pautadas em reprodução de regras e nomenclaturas desconexas de uma realidade
prática e do contexto de uso do aluno. Como um espaço acadêmico e cultural, a
extensão de Línguas da UFMT promove abertura para a comunidade interna e externa
a cursos de línguas nacionais e estrangeiras, além de proporcionar a formação
docente ao aluno veterano do curso de Letras. Nesse sentido, o formando pode,
como potencial pesquisador, aplicar novas metodologias e verificar seus
resultados em sala de aula. Sob a perspectiva da Gramática Contextualizada, proposta
pela autora Irandé Antunes, aplicou-se ao curso de Português para Concursos
atividades envolvendo o ensino contextualizado de tópicos gramaticais, na égide
do conceito de gêneros discursivos de Luiz Antônio Marcuschi. No decorrer do
semestre, foi constatado que os alunos se tornaram usuários da língua mais
conscientes, desenvolvendo habilidades de reflexão e crítica sobre suas
próprias produções. Nesse sentido, o valor da gramática como uma disciplina
pragmática e utilitária, fixa a padrões tradicionais de ensino, passa a operar
como elemento cotidiano e presente no mundo fora da sala de aula.