Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

SUJEITO, LÍNGUA(GENS): EXIGÊNCIAS, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES EM PERÍODO DE PANDEMIA

1Águeda Aparecida da Cruz Borges,2Maxwell Gomes Miranda,3Cristina Batista de Araújo,4Marly Augusta Lopes de Magalhães,5Geralda Fátima de Souza Rodrigues,6Oscar Waraiwe Urebete,7Lia Cupollilo,8Ana Paula Moreira Bueno
1COORDENADOR AUTOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4DOCENTE,5DOCENTE,6COMUNIDADE EXTERNA,7VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
agueda.borges@ufmt.br

RESUMO

Este foi um Curso, oferecido em modalidade de extensão, que agregou vários componentes/minicursos com foco em um objeto - a língua. O objetivo geral foi abordar manifestações de linguagens diversas, considerando as vivências/relações e materiais linguísticos significantes que atravessam os modos de subjetivação, particularmente, no período que estamos experimentando, ou seja, de enfrentamento à pandemia do Covid 19. Por isso mesmo, levou em conta as exigências deste momento, em que as relações têm se pautado na virtualidade/em plataformas digitais, em redes sociais e, obviamente, são muitos os desafios para o enfrentamento/aprendizado na utilização desses espaços nas circunstâncias referidas. Necessariamente, todo esse aparato funciona sustentado pelas mais variadas formas de linguagem, inclusive, é preciso que se atente aos novos termos que vão se inscrevendo na língua nomeando objetos, situações, relações que vamos incorporando e naturalizando. Assim, de modo a atingir o objetivo geral do Curso, reunimos alguns professores do Curso de Letras do ICHS/CUA-UFMT, que trabalham especificamente na área da ciência Linguística, tomando a língua, sob várias lentes, dada a sua complexidade e impossibilidade de compreensão, na totalidade, para contribuirmos com os estudantes, professores do Ensino Básico e outros interessados na proposta. Lembrando que cada área selecionada limitou um objetivo específico. Os componentes do Curso foram oferecidos em forma de minicursos regularizados pelo objeto, a língua, intrinsecamente ligado ao sujeito, buscando refletir essa natureza humana inscrita num tempo peculiar. O sujeito tanto não está separado da língua e, assim das suas inúmeras possibilidades de manifestação. Assim, atentamos à história, em particular a vinculada à Educação, predominante no Ocidente, sobretudo nos últimos 250 anos, produz a ilusão violenta de separatividade e domínio de um sobre o outro: do homem sobre a mulher (inclusive, apagando as identidades de gênero); da branquitude sobre a negritude, da ocidentalidade sobre os povos originários e seus desdobramentos e nós questionamos essas dualidades. A proposta alcançou os objetivos, foi produtiva e serviu para ampliar o conhecimento sobre a língua e seu funcionamento na constituição subjetiva.

PALAVRAS-CHAVE

Linguagens; subjetivação; espaço digital; pandemia do Covid19