Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Avaliação do enriquecimento ambiental nos recintos dos tamanduás-bandeiras (Myrmecophaga tridactyla) na perspectiva dos tratadores no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres – CEMPAS/UFMT.

1JOSÉ RICARDO DE SOUZA,2BRUNNA RIBEIRO SILVA,3SANDRA HELENA RAMIRO CORREA,4TARCISIO DA SILVA SANTOS JUNIOR,5CARLOS EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS
1DOCENTE,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOCENTE,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5DOCENTE
jricardoufmt@gmail.com

RESUMO

O plantel do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) reúne centenas de espécimes representantes de mamíferos, aves e répteis. Os recintos dos tamanduás (iMyrmecophaga tridactyla/i) não dispunham de um sistema de cambiamento, apenas abrigo simples de madeira, e por isso, a segurança dos animais e equipe técnica e de manutenção era comprometida. Durante a manutenção do recinto ou mesmo no manejo dos tamanduás, os tratadores precisavam utilizar a caixa de contenção para manter o animal e equipes em condições mínimas de segurança. Justamente para mitigar os riscos para as equipes de trabalho e estresse agudo dos tamanduás nos manejos, foram instalados abrigos multifuncionais que possibilitavam o refúgio dos animais, abrigo e a função de cambiamento. Para evidenciar esses efeitos, foi aplicado um questionário avaliativo para verificar a percepção individual dos tratadores quanto à segurança pessoal e das equipes de manutenção, à praticidade e rapidez em relação ao manejo dos tamanduás e manutenção dos recintos, ao conforto e segurança dos espécimes. Após a instalação dos abrigos multifuncionais nos recintos dos tamanduás, todos os tratadores expressaram aumento na sensação de segurança pessoal, incluindo das equipes de manutenção; que ficou mais prático o manejo por que não era mais necessário a utilização da caixa de contenção física dos animais; e por último, que ficou mais fácil o manejo, a segurança e tranquilidade dos tamanduás durante a contenção nos abrigos. Portanto, os abrigos multifuncionais instalados nos recintos dos tamanduás, como proposta de ação de enriquecimento ambiental, geraram nos tratadores do CEMPAS maior sensação de segurança e praticidade no manejo dos animais.

PALAVRAS-CHAVE

Enriquecimento Ambiental. Tamanduá bandeira. Abrigo Multifuncional.