Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Círculo de leitores: poemas de Pedro Casaldáliga

1Marinete Luzia Francisca de Souza,2Natali Tálita Maria do Nascimento Barbosa,3Angela Maria Pereira dos Santos ,4Luiza Gabriella da Silva Reis
1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3OUTROS,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
marineteluzia2@gmail.com

RESUMO

Foi por volta da década de 1980 que o conceito de letramento literário passou a fazer parte dos discursos da área de literatura do Brasil. O termo, então, surgiu da necessidade de separar processos em que ocorrem aprendizagem do sistema de escrita, como códigos linguísticos, por exemplo, àqueles em que o aprendiz compreende e é capaz de utilizar sua leitura e escrita para a realização de práticas sociais, demonstrando capacidade de interpretação, autonomia e domínio da leitura no processo de ensino-aprendizagem. Em vista disso, o Projeto de Extensão Pedro Casaldáliga. In memorian na modalidade Círculo de Leitura teve início em julho e término em setembro de 2021, com um total de dez encontros semanais. O objetivo foi apresentar poemas selecionados de três livros de Dom Pedro Casaldáliga aos (às) cursistas, visando estimular o gosto pela leitura literária, ampliando a percepção, a sensibilidade, a reflexão dos estudantes de graduação do Campus Universitário do Araguaia e comunidade em geral. A metodologia utilizada neste projeto de extensão ocorreu de forma totalmente online. Para os encontros síncronos semanais, foi utilizada a plataforma virtual Google Meet, e para a apresentação dos poemas, foi utilizado o Power Point, assim, os cursistas liam em voz alta as obras literárias de Dom Pedro Casaldáliga e faziam reflexões e análises das mesmas, visando o debate durante os encontros. A metodologia utilizada foi o Instagram e Youtube, o qual ocorreram lives. Os resultados obtidos ao longo do projeto foram a compreensão das obras estudadas, o despertar pelo gosto da leitura literária. Por fim, percebeu-se que o curso estimulou e desenvolveu o gosto pela literatura de obras literárias diversas, além de levar a reflexões sobre questões políticas e sociais, relacionando o contexto das obras com as vivências dos cursistas. Além do mais, o “Círculo'' contribuiu de forma significativa com a formação acadêmica das tutoras/bolsistas, pois proporcionou o contato com a vivência da prática docente em todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE

leitura. Letramento. Mediação