1Marinete Luzia Francisca de Souza,2Natali Tálita Maria do Nascimento Barbosa,3Angela Maria Pereira dos Santos ,4Luiza Gabriella da Silva Reis 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3OUTROS,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO marineteluzia2@gmail.com
RESUMO
Foi por volta da década de 1980 que o conceito de letramento
literário passou a fazer parte dos discursos da área de literatura do Brasil. O
termo, então, surgiu da necessidade de separar processos em que ocorrem
aprendizagem do sistema de escrita, como códigos linguísticos, por exemplo,
àqueles em que o aprendiz compreende e é capaz de utilizar sua leitura e
escrita para a realização de práticas sociais, demonstrando capacidade de
interpretação, autonomia e domínio da leitura no processo de
ensino-aprendizagem. Em vista disso, o Projeto de Extensão Pedro Casaldáliga.
In memorian na modalidade Círculo de Leitura teve início em julho e término em
setembro de 2021, com um total de dez encontros semanais. O objetivo foi
apresentar poemas selecionados de três livros de Dom Pedro Casaldáliga aos (às)
cursistas, visando estimular o gosto pela leitura literária, ampliando a
percepção, a sensibilidade, a reflexão dos estudantes de graduação do Campus
Universitário do Araguaia e comunidade em geral. A metodologia utilizada neste
projeto de extensão ocorreu de forma totalmente online. Para os encontros
síncronos semanais, foi utilizada a plataforma virtual Google Meet, e para a
apresentação dos poemas, foi utilizado o Power Point, assim, os cursistas liam
em voz alta as obras literárias de Dom Pedro Casaldáliga e faziam reflexões e
análises das mesmas, visando o debate durante os encontros. A metodologia
utilizada foi o Instagram e Youtube, o qual ocorreram lives. Os resultados
obtidos ao longo do projeto foram a compreensão das obras estudadas, o
despertar pelo gosto da leitura literária. Por fim, percebeu-se que o curso
estimulou e desenvolveu o gosto pela literatura de obras literárias diversas,
além de levar a reflexões sobre questões políticas e sociais, relacionando o
contexto das obras com as vivências dos cursistas. Além do mais, o “Círculo'' contribuiu
de forma significativa com a formação acadêmica das tutoras/bolsistas, pois
proporcionou o contato com a vivência da prática docente em todas as etapas do
processo de ensino-aprendizagem.