Otimização e
desenvolvimento da interatividade do site https://redecidadao.ufmt.br
1LUCIANA PELAES MASCARO,2GEYSSON GUILHERME VEIGA VIANA,3SENHORINHA LICKA KAZAMA 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO luciana.mascaro@ufmt.br
RESUMO
Este trabalho trata da atualização
e aperfeiçoamento de um site criado no âmbito de um projeto já finalizado, mas
que permanecerá funcional para diversas funcionalidades. Está sendo realizado a
migração de várias páginas no formato estático (páginas onde as informações
precisam ser inseridas no código fonte) para funcionalidades dinâmicas, onde os
administradores podem inserir, editar e excluir registros de forma autônoma. Para
a criação destas funcionalidades, foram feitos levantamentos de requisitos de
quais páginas do site https://redecidadao.ufmt.br
precisariam dessa adaptação e o planejamento da migração. O desenvolvimento tem
sido feito usando a linguagem de programação Ruby em conjunto com o framework
On Rails, voltado para o desenvolvimento web e com o uso de ferramentas
auxiliares como o javascript e jQuery para a interface gráfica e o Leaflet para
o manuseamento de mapas. Também foi realizado um levantamento de museus e
instituições de salvaguarda presentes na cidade de Cuiabá (MT), com o objetivo
de criar um mapa com a localização dos mesmos, a fim de disponibilizá-lo no
site https://redecidadao.ufmt.br.
O mapa tem o intuito de facilitar e incentivar o público em geral a conhecer
essas instituições. As instituições e suas informações foram levantadas pela
internet. Como fontes principais foram pesquisados os sites do Mapa da Cultura - plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores
Culturais – SNIIC/MinC - e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
- SEDEC-MT - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Em seguida,
os nomes encontrados foram organizados em uma lista e em um mapa desenvolvido
na plataforma do Google, o “My Maps”. Este que será inserido no site https://redecidadao.ufmt.br. Além do
mapa, temos a intenção de criar um perfil nas redes sociais, Instagram e
Facebook para dar maior publicidade ao site, visto que é uma ferramenta de
utilidade pública. As redes sociais serão utilizadas para destacar as
funcionalidades do site, além de incentivar o cadastro na plataforma de todos
aqueles que tiverem interesse.