FLUXOGRAMA
DE ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM ÀS GESTANTES E MÃES NA MODALIDADE VIRTUAL
1Ana Maria Nunes da Silva,2Maira Liliane dos Santos Pereira,3Gabrielle Cristine Vidal Ferro,4Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes,5Ana Maria Nunes da Silva 1DOCENTE,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4COORDENADOR AUTOR,5DOCENTE ana-enf@hotmail.com
RESUMO
Introdução: A pandemia do COVID-19 chegou e alterou a vida e a rotina de grande
parte da população, isso incluiu as atividades do projeto de extensão “Ninho
do Cuidado: antes, durante e depois do nascimento”. Nesse sentido, as
formas de atendimento em saúde e orientações precisaram ser modificadas para
atender as demandas atuais e com isso houve a necessidade da criação de um fluxograma
de atendimento na modalidade online para suprir as necessidades das
participantes do projeto de extensão. Objetivo: Descrever o
fluxograma de atendimento virtual às gestantes e mães do projeto de extensão “Ninho
do cuidado”. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um relato de experiência sobre a estratégia de atendimento
virtual do projeto de extensão “Ninho do Cuidado” da Universidade
Federal do Mato Grosso (UFMT) do campus de Sinop-MT. Os atendimentos são
realizados virtualmente por uma equipe que é composta por docentes/enfermeiras/doutoras
e acadêmicas de enfermagem. Os atendimentos são
organizados através de um plantão diário em funcionamento no horário comercial
de segunda a sábado, composto por duas alunas e uma docente, em que as mesmas
são responsáveis por sanar as dúvidas expostas pelas participantes. Quando
surge uma dúvida no grupo das participantes, as alunas que estão de plantão
naquele dia, elaboram uma resposta e compartilham no grupo da equipe do projeto
para a construção coletiva da resposta e posteriormente é enviado para o grupo
virtual. Quando o atendimento ultrapassa a capacidade resolutiva da equipe
executora, a participante é orientada a procurar um serviço de saúde. Resultados: Nesta modalidade virtual de
atendimento de enfermagem foi possível fomentar a construção coletiva do
conhecimento; facilitar o desenvolvimento das ações da equipe e; auxiliar
prontamente a sanar dúvidas das participantes com fundamentação científica. Conclusão:
O fluxograma de atendimento virtual possibilitou maior integração e uma
melhora na disposição da promoção em saúde para as participantes e se tornou um
excelente método de organização e execução do atendimento em saúde.
PALAVRAS-CHAVE
Fluxo de trabalho. Cuidados de enfermagem. Promoção da saúde.