Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM ÀS GESTANTES E MÃES NA MODALIDADE VIRTUAL

1Ana Maria Nunes da Silva,2Maira Liliane dos Santos Pereira,3Gabrielle Cristine Vidal Ferro,4Priscilla Shirley Siniak dos Anjos Modes,5Ana Maria Nunes da Silva
1DOCENTE,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4COORDENADOR AUTOR,5DOCENTE
ana-enf@hotmail.com

RESUMO

Introdução: A pandemia do COVID-19 chegou e alterou a vida e a rotina de grande parte da população, isso incluiu as atividades do projeto de extensão “Ninho do Cuidado: antes, durante e depois do nascimento”. Nesse sentido, as formas de atendimento em saúde e orientações precisaram ser modificadas para atender as demandas atuais e com isso houve a necessidade da criação de um fluxograma de atendimento na modalidade online para suprir as necessidades das participantes do projeto de extensão. Objetivo: Descrever o fluxograma de atendimento virtual às gestantes e mães do projeto de extensão “Ninho do cuidado”. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um relato de experiência sobre a estratégia de atendimento virtual do projeto de extensão “Ninho do Cuidado” da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) do campus de Sinop-MT. Os atendimentos são realizados virtualmente por uma equipe que é composta por docentes/enfermeiras/doutoras e acadêmicas de enfermagem. Os atendimentos são organizados através de um plantão diário em funcionamento no horário comercial de segunda a sábado, composto por duas alunas e uma docente, em que as mesmas são responsáveis por sanar as dúvidas expostas pelas participantes. Quando surge uma dúvida no grupo das participantes, as alunas que estão de plantão naquele dia, elaboram uma resposta e compartilham no grupo da equipe do projeto para a construção coletiva da resposta e posteriormente é enviado para o grupo virtual. Quando o atendimento ultrapassa a capacidade resolutiva da equipe executora, a participante é orientada a procurar um serviço de saúde. Resultados: Nesta modalidade virtual de atendimento de enfermagem foi possível fomentar a construção coletiva do conhecimento; facilitar o desenvolvimento das ações da equipe e; auxiliar prontamente a sanar dúvidas das participantes com fundamentação científica. Conclusão: O fluxograma de atendimento virtual possibilitou maior integração e uma melhora na disposição da promoção em saúde para as participantes e se tornou um excelente método de organização e execução do atendimento em saúde.

PALAVRAS-CHAVE

Fluxo de trabalho. Cuidados de enfermagem. Promoção da saúde.