Carreira, tecnologias e educação: extensão e pesquisa em prol da equidade de gênero
1Cristiano Maciel,2Eunice Pereira dos Santos Nunes,3Sabrina Bourscheid Sassi,4Waleska Gonçalves de Lima,5Ana Lara Casagrande,6Maria Fernanda Abalem Franca Nunes Costa,7Karla de Souza e Silva,8Leihge Roselle Rondon Pereira ,9Brenda Luiza Arruda de Campos,10Terezinha Fernandes,11Mory Marcia de Oliveria Lobo,12Luciana Correia Lima de Faria Borges,13Karen da Silva Figueiredo Medeiros Ribeiro 1COORDENADOR,2DOCENTE,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5DOCENTE,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8DOUTORANDO,9BOLSISTA DE EXTENSÃO,10DOCENTE,11DOUTORANDO,12DOCENTE,13DOCENTE cmaciel@ufmt.br
RESUMO
A extensão é a possibilidade de envolver, de modo ampliado, as pessoas em pautas socialmente relevantes e que são tratadas no âmbito da universidade pública. Assim, este projeto propõe a realização de práticas de caráter motivacional e informativo com estudantes e docentes da educação básica, visando a equidade de gênero nas carreiras e cursos das áreas de Computação e Tecnologias da região através do incentivo e promoção da participação feminina. Ele tem seus objetivos alinhados ao Meninas Digitais Regional Mato Grosso, projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Ainda, preza pelo apoio às estudantes da graduação, para se manterem nos cursos, e faz elo com a pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. Desta forma, as participantes atuam no âmbito das tecnologias sociais, via capacitações que possam promover a transformação social, com conteúdos disponíveis e compartilhados em um site, bem como em redes sociais. Durante todo o projeto, oportunizará atividades que promovam a divulgação de carreiras em STEM/STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática), em especial por meio de eventos on-line e/ou presenciais. No tocante às formações, serão desenvolvidas atividades com diferentes perspectivas da computação desplugada e do pensamento computacional, em especial, com atividades com estudantes na cidade de Sorriso-MT. Busca-se também apoiar a formação de multiplicadores no Estado de Mato Grosso, ampliando a discussão e fortalecendo o conceito STEM/STEAM na rede pública estadual pelo diálogo com diversos setores e atores do processo educativo. Como avaliação pretende-se, antes de iniciarem e ao término de cada atividade, aplicar questionários de diagnóstico de perfis/conhecimentos e de avaliação das ações. Estes dados serão avaliados e divulgados em relatórios e artigos científicos, úteis ao planejamento de novas ações extensionistas. Ressalta-se as parcerias com a SEDUC-MT, por meio das colaboradoras ligadas ao órgão e o caráter interdisciplinar do projeto, que possui representantes de diferentes institutos.