Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Internet segura: sensibilizando e conscientizando sobre os riscos na Web

1João Antônio de Zabotte Barbosa,2Nelcileno Virgílio de Souza Araújo ,3Patrícia Cristiane de Souza
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2ORIENTADOR,3DOCENTE
nelcileno@ic.ufmt.br

RESUMO

Há um alto grau de conectividade da população brasileira na Internet, como demonstra a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE de 2019, onde 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à Internet. Com mais pessoas conectadas à internet, consequentemente, também aumentou o número de golpes/fraudes digitais, principalmente no período da pandemia, como indicado pela pesquisa realizada pela Febraban. Dessa forma, com o objetivo de despertar a sensibilização e a conscientização dos usuários da Internet sobre os golpes cibernéticos, foi criado em 2017 o projeto de extensão "Cartilha de Segurança e Privacidade Digital”. Através desses anos, o Projeto tem divulgado diversas notícias relacionadas à violação de segurança e privacidade na Internet, por meio das redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube. Considerando que o uso do Facebook e do Instagram permitiu a divulgação de diversos ataques que surgiram ou foram aperfeiçoados com o tempo, buscando informar a população para que pudessem adquirir o conhecimento necessário para se proteger. Enquanto isso, o YouTube foi usado para montar Lives que abordassem tópicos atuais sobre a segurança e privacidade digital, com convidados para debaterem sobre esses temas. Para o ano de 2021, o projeto pretende criar um curso “Como se proteger de golpes cibernéticos” na modalidade MOOC (curso online e massivo). Essa modalidade foi escolhida devido a liberdade que oferece ao aluno em definir como estudará o conteúdo do curso. Finalmente, o projeto tem atingido cada vez mais pessoas, aumentando o número de seguidores das redes sociais. No Facebook temos 480 seguidores, já o Instagram, que foi uma conta criada do zero, tem 87 seguidores, o mesmo vale para o YouTube que tem 31 seguidores, fazendo com que levemos informação para que as pessoas possam se proteger dos golpes/fraudes digitais.

PALAVRAS-CHAVE

golpes digitais, sensibilização e conscientização, segurança e privacidade digital