Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Centro de Estudos e Artes Professor Severino Márcio Pereira Meirelles: construindo um Instituto Promotor de Saúde

1LIDIANE MARA DE AVILA E SILVA,2Lucas Rodrigo Batista Leite ,3Flávio de Macedo Evangelista,4Alba da Silva Medeiros ,5Patrícia Aparecida da Silva,6KLEBER GONÇALVES MADUREIRA,7Mônica dos Reis Rodrigues,8Viviane Cardozo Modesto
1COORDENADOR AUTOR,2MESTRANDO,3MESTRANDO,4DOCENTE,5COMUNIDADE EXTERNA,6MESTRANDO,7ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,8MESTRANDO
lidiane_avila@hotmail.com

RESUMO

O projeto de extensão “Centro de Estudos e Artes Professor Severino Márcio Pereira Meirelles” é vinculado ao programa “ConstruISC”, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFMT. O projeto nasceu da necessidade de dinamizar as relações e interações entre docentes, estudantes e servidores com a comunidade, com o objetivo inicial de promover atividades educativas, culturais e artísticas, em suas expressões cotidianas e em diálogo com a saúde. No contexto de pandemia, as atividades, antes presenciais, exigiram adaptação ao ambiente virtual e para fortalecer o vínculo entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, foram propostas atividades como espaço para a troca de conhecimento, permitindo maior visibilidade dos temas do campo da Saúde Coletiva, além de acolher, fomentar os encontros com pesquisadores de todo o país. Por meio das plataformas virtuais e transmissão pelo canal “ConstruISC”, no YouTube, nos quase dois anos de projeto, foram promovidos os Colóquios “Saúde, Discurso e Linguagem (SaDiL)”, as Conferências intituladas “Epidemiologia em Pauta”, além de um clube de leitura sobre discurso, com a ação “Temas em Saúde Coletiva”, que, no conjunto, perpassaram assuntos como o ensino e prática da epidemiologia, determinantes sociais e processo saúde-doença, Covid-19, produção de sentidos e intersecções entre linguagem e saúde, Saúde Coletiva, violência doméstica contra a mulher, entre outros. Os encontros foram divulgados em mídias sociais como o Instagram e Facebook, além de e-mail e grupos de WhatsApp. Participaram das ações mais de 500 pessoas, entre estudantes, docentes, servidores e comunidade em geral, de todas as regiões do Brasil. O projeto tem contado com o protagonismo dos estudantes que ao articularem e conduzirem debates, colocam-se no centro da produção do conhecimento e geram a possibilidade de aproximação com grupos de pesquisa de outras instituições, o que possibilita um maior fortalecimento do ISC, colocando-o de portas abertas à sociedade.

PALAVRAS-CHAVE

Saúde Coletiva. Universidades Promotoras de Saúde. Promoção de saúde.