Desafios da aprendizagem musical na fase de ensino remoto
1Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu,2Thaynne Lima de Andrade,3Teresinha Prada 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOCENTE oliveryatsugafu@ufmt.br
RESUMO
Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os principais desafios da aprendizagem musical na fase de ensino remoto que estamos vivendo, a partir do relato de experiência onde exponho o contexto em que a pesquisa foi elaborada. Apresentarei o objeto de pesquisa que foi vivenciado na turma de teoria musical Tom Maior que faz parte do programa UFMT Com a Corda Toda, informando a história de como o projeto foi formado e posteriormente, como a ideia do curso de teoria musical surgiu. O curso teve início no mês de Julho/2021 e foi concluído no mês de Agosto, com encontros uma vez na semana, totalizando oito aulas. Foi um curso destinado a pais de alunos que fazem parte do programa UFMT Com a Corda Toda, nos quais fazem aula de violino, violoncelo e violão. O objetivo do curso foi possibilitar conhecimento de fundamentos dos parâmetros musicais e da cultura da música, termos da área musical que são frequentemente usados. Neste período acumulamos a experiência das aulas remotas e podemos refletir sobre o impacto dessa nova forma de ensino-aprendizagem tendo como base teórica as definições de Resende Domingues (2020) e Daniel Gohn (2020). Concluímos que a adaptação na forma de transmitir conhecimento aos alunos foi necessária para que houvesse aprendizado musical.
PALAVRAS-CHAVE
Desafios da aprendizagem musical; Ensino remoto; Parâmetros musicais; Cultura da música; Ensino-aprendizagem.