Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

II ICNHS EM AÇÃO - UFMT SINOP: INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE MEDIADA POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)

1FELICIO GUILARDI JUNIOR,2Patricia Rosinke,3Larissa Cavalheiro da Silva,4Eva Lucia Cardoso Silveira,5VIVIANE FRANCISCA BORGES
1COORDENADOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4DOCENTE,5DOCENTE
fifo2801@gmail.com

RESUMO

O projeto de extensão denominado II Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS – UFMT - Sinop) em Ação tem como objetivo propiciar Atividades de integração entre Universidade e Comunidade Mediada por TICs. A iniciativa vem para suprir uma demanda nessa ausência de aulas presenciais, uma vez que, devido à pandemia do COVID-19, as atividades na universidade estão sendo realizadas de forma remota, ou seja, à distância, visando minimizar os efeitos que esse hiato pode causar, como desistências e evasão escolar. Além disso, visa inserir atividades vinculadas às componentes curriculares de Práticas de Ensino e Estágios, buscando incluir a comunidade universitária e Educação Básica. O projeto oferta atividades interdisciplinares, versando sobre variados temas, com duração entre 02 a 40 horas, na forma de cursos, palestras, debates, oficinas ou minicursos, via plataformas virtuais, de maneira síncrona e assíncrona para a comunidade interna e externa. A ação é uma iniciativa do ICNHS – UFMT - Sinop, em parceria colaborativa com os Núcleos de Pesquisa - Estudos da Biodiversidade da Amazônia Meridional e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática com apoio dos Programas de pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e de Ciências Ambientais. O processo de divulgação das propostas dessa edição e as inscrições se deram por meio de plataformas virtuais da UFMT, redes sociais dos grupos de pesquisa, pelos ofertantes e parceiros associados. Os inscritos recebem o acesso, à plataforma virtual, para as atividades da ação e têm seu registro de participação para certificação. Ao final, os participantes entregam questionário de satisfação com sugestão da inclusão de temáticas para o próximo ICNHS em ação. Consideramos frutífera, e em andamento, a avaliação em comparação entre a primeira e a segunda edição quanto: número de ações, de participantes internos, matriculados entre comunidade interna e externa e a diversidade de áreas temáticas que representam o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

PALAVRAS-CHAVE

projetos de extensão. TICs. pandemia do COVID-19.