Relatos de
experiência de extensionistas de Filosofia
1ALÉCIO DONIZETE DA SILVA,2COMUNIDADE EXTERNA,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4Jeniffer Regina Rodrigues de Lima 1COORDENADOR,2,3,4DOCENTE aleciodonizete.silva@gmail.com
RESUMO
divbr/div Programa Pró-Enem:
Título - relatos de
experiência de extensionistas de Filosofia
Área: Educação
Autores: Jeniffer Regina Rodrigues de Lima; José Luiz
Tavares Martins da Silva; Juliana Célia Costa.
Coordenação: Alecio Donizete da Silva
RESUMO: O Pró-ENEM é um programa
que promove o diálogo entre estudantes dos cursos de licenciatura da UFMT e
estudantes do terceiro ano da rede estadual ou egressos (também de escola
pública). Busca-se, como produto ao final do processo, a aprovação desses
estudantes/egressos nas universidades federais. Além da
aprovação de estudantes nas universidades, o programa tem o objetivo de
promover impactos na formação dos futuros professores, oportunizando um espaço
de aprendizagem para ambos os grupos. Como parte integrante do Pró-Enem, cada
disciplina possui o seu projeto de extensão, considerando-se as disciplinas
presentes no ensino médio. Assim, são ofertadas as aulas aos estudantes com
foco no ENEM. Levando-se em consideração o projeto de extensão Pró-Enem
Filosofia o objetivo desta proposta de
comunicação é relatar nossa experiência no ano de 2021 e seu impacto em nossa
formação enquanto futuros docentes ou docentes em formação continuada. Desse
modo, abarca-se o contexto diferenciado do ensino médio ao mesmo tempo em que em
que se busca uma metodologia adequada aos estudantes de cursinho preparatório. Os procedimentos metodológicos utilizados são leituras estruturais dos textos com a preparação dos conteúdos feita em conjunto pela equipe. À leitura segue-se a preparação de slides ou pequenos vídeos, além da tradicional aula expositiva realizada em diálogo com os estudantes. Enfim, este relato de experiência focará na atuação de discentes da UFMT nas funções de
professores colaboradores e coordenação discente, relatando os desafios e
soluções encontradas na preparação e realização das aulas, assim como em nossa
interação com os estudantes. Com os meses de andamento do projeto conseguimos
identificar um aprofundamento dessa experiência. Os maiores ganhos estão no
aperfeiçoamento da docência, tanto na elaboração quanto na coordenação das
aulas.