Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Relatos de experiência de extensionistas de Filosofia

1ALÉCIO DONIZETE DA SILVA,2COMUNIDADE EXTERNA,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4Jeniffer Regina Rodrigues de Lima
1COORDENADOR,2,3,4DOCENTE
aleciodonizete.silva@gmail.com

RESUMO

divbr/div Programa Pró-Enem: Título - relatos de experiência de extensionistas de Filosofia Área: Educação Autores: Jeniffer Regina Rodrigues de Lima; José Luiz Tavares Martins da Silva; Juliana Célia Costa. Coordenação: Alecio Donizete da Silva RESUMO: O Pró-ENEM é um programa que promove o diálogo entre estudantes dos cursos de licenciatura da UFMT e estudantes do terceiro ano da rede estadual ou egressos (também de escola pública). Busca-se, como produto ao final do processo, a aprovação desses estudantes/egressos nas universidades federais. Além da aprovação de estudantes nas universidades, o programa tem o objetivo de promover impactos na formação dos futuros professores, oportunizando um espaço de aprendizagem para ambos os grupos. Como parte integrante do Pró-Enem, cada disciplina possui o seu projeto de extensão, considerando-se as disciplinas presentes no ensino médio. Assim, são ofertadas as aulas aos estudantes com foco no ENEM. Levando-se em consideração o projeto de extensão Pró-Enem Filosofia o objetivo desta proposta de comunicação é relatar nossa experiência no ano de 2021 e seu impacto em nossa formação enquanto futuros docentes ou docentes em formação continuada. Desse modo, abarca-se o contexto diferenciado do ensino médio ao mesmo tempo em que em que se busca uma metodologia adequada aos estudantes de cursinho preparatório. Os procedimentos metodológicos utilizados são leituras estruturais dos textos com a preparação dos conteúdos feita em conjunto pela equipe. À leitura segue-se a preparação de slides ou pequenos vídeos, além da tradicional aula expositiva realizada em diálogo com os estudantes. Enfim, este relato de experiência focará na atuação de discentes da UFMT nas funções de professores colaboradores e coordenação discente, relatando os desafios e soluções encontradas na preparação e realização das aulas, assim como em nossa interação com os estudantes. Com os meses de andamento do projeto conseguimos identificar um aprofundamento dessa experiência. Os maiores ganhos estão no aperfeiçoamento da docência, tanto na elaboração quanto na coordenação das aulas.

PALAVRAS-CHAVE

Pró-Enem. Filosofia, experiência.