Muitas são as técnicas didáticas para compreensão das leis que regem os fenômenos da Natureza. Contudo, percebe-se, pela prática em sala de aula, que comumente os alunos não estão familiarizados com tais conceitos. Fica a pergunta: os alunos não aprendem porque não desejam ou porque o método não os incentiva à busca do conhecimento? Por outro lado, sabe-se, também, que os alunos se sentem livres em atividades externas ao ambiente da sala de aula, demonstrando estímulo ao aprendizado na prática. Percebe-se, pela experiência que a utilização de recursos didáticos lúdicos podem ser incentivadores para a aprendizagem. Nesse sentido, aproposta foi aplicar atividades lúdicas aos alunos do Ensino Médio com temas relacionados, principalmente, à Mecânica Clássica Newtoniana, com a utilização de materiais de baixo custo, não apenas valor monetário, mas com intuito de vincular os conceitos científicos ao cotidiano do aluno. Durante a execução do projeto, a humanidade foi acometida pela pandemia da COVID-19, mas não houve interrupção dos trabalhos. As ações foram organizadas em atividades presenciais envolvendo os alunos e em atividades remotas aos professores e alunos de licenciatura em final de graduação. Com o objetivo de estimular o processo de ensino e aprendizagem, foi utilizado um recurso didático-pedagógico lúdico denominado Maleta Dinâmica que se trata de um conjunto de materiais de baixo custo que permitem a realização de experimentos, manuseados diretamente pelos jovens estudantes. Após a aplicação prática, os alunos foram incentivados a analisar os resultados à luz das leis de Newton. Os resultados obtidos na prática com os alunos foram utilizados como base para a realização de oficinas de produção de videoaulas, cujo público foi constituído por profissionais da educação e futuros professores, com o intuito de prover-lhes recursos digitais enquanto ferramentas pedagógicas. Embora o objetivo fosse realizar as oficinas presencialmente, foi percebido que o ambiente remoto favoreceu a vivência e forneceu segurança aos participantes para atuação nas escolas.
PALAVRAS-CHAVE
Mecânica clássica; leis de Newton; ludicidade; ensino remoto