1João Basso Marques,2Ariane Evelin de Souza,3Kessia Laiana Martins Cruz 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO joao@fisica.ufmt.br
RESUMO
A disciplina de física amedronta estudantes de todas
as idades, carregando o estigma da Física ser entediante e de difícil
compreensão, com uma enormidade de fórmulas. Apesar da ciência, em especial a
Física, ser fascinante e estar presente na vida de todo e qualquer cidadão, a
maioria ainda tem uma repulsa inerente ao ouvir falar de ciência. Boa parte da
população acredita que a ciência é algo distante da realidade e para entendê-la
precisa ter uma capacidade intelectual acima da média. É necessário criar ações que mostrem à
população o quanto a ciência está presente no nosso dia a dia nas coisas mais
simples, no quanto a ciência é acessível e importante para a sociedade. Mostrar
a beleza que há em torno dos fenômenos físicos e como é possível visualizar
essa beleza e importância através de experimentos relativamente simples. Para
que acha uma eficácia na ação é preciso fazer com a população seja imersa de
forma muito intensa nos fenômenos físicos, para que de uma maneira lúdica, seja
possível abrir essa cortina que separa a população do conhecimento científico.
O Show de Física acontece para trazer essa
simplicidade de forma divertida e fantástica, com apresentações de experimentos
lúdicos sempre mostrando a ciência por traz de cada ato empolgante e curiosamente
divertido.
Originalmente pensado para acontecer presencialmente com
apresentações de shows no instituto de Física da UFMT, foi preparado e ensaiado
todos os aspectos, mas não chegou a ser estreado com público externo da
Física. Com o distanciamento social foi necessário ser reinventado para a forma virtual de
divulgação científica, sem perder totalmente o caráter lúdico e simples. O Show
de Física está sendo apresentado em um canal do Youtube ao vivo e em gravações
que ficam disponíveis online.
Este projeto faz parte do programa de Extensão Física
Na Nuvem do Instituto de Física da UFMT desde 2019.