Ações formativas na área de Matemática: professores e futuros professores em um espaço de interlocução e aprendizagem
1Sueli Fanizzi,2Sílvia Letícia de Amorim 1COORDENADOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO suelifanizzi@gmail.com
RESUMO
Com a pandemia da COVID-19 e a consequente necessidade de distanciamento social, o Projeto de Extensão “Ações formativas na área de Matemática: professores e futuros professores em um espaço de interlocução e aprendizagem”, inicialmente planejado para ocorrer no formato presencial, foi realizado no contexto remoto, com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio de atividades síncronas e assíncronas. O projeto apresentou dois objetivos centrais: 1. Aproximar a universidade da escola e a escola da universidade a partir da ideia de “comunidade de aprendizagem”, de António Nóvoa e 2. Explorar três dimensões do conhecimento do professor: conceitual, metodológica e interpretativa.Foram desenvolvidas duas ações formativas, na área de Matemática, voltadas a professores do 4º ao 6º ano do ensino fundamental e estudantes de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática. A primeira ação, “Geometria no segundo ciclo do ensino fundamental: da construção de sentidos à prática da sala aula”, ocorreu no segundo semestre de 2020 e contou com a participação de 10 cursistas concluintes. A segunda ação, “Ensino de Frações e Números Decimais: o que saber, o que fazer e como entender a produção dos alunos”, ocorreu no primeiro semestre de 2021, foi desenvolvida em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática e contou com a participação de 16 cursistas concluintes, de diferentes municípios do estado de Mato Grosso e de outros estados brasileiros. Após a finalização da cada ação, por meio de um questionário avaliativo preenchido pelos cursistas, concluiu-se que a criação de um ambiente de interação, mesmo que remoto, com o apoio das ferramentas digitais, no qual professores e futuros professores têm a oportunidade de compartilhar seus saberes e não-saberes, suas necessidades formativas, conhecer novas metodologias de trabalho e, sobretudo, dialogar sobre as estratégias empregadas por alunos na resolução de atividades matemáticas, é muito promissora na formação do professor que ensina ou que ensinará Matemática. O relato final dos cursistas de ambas as ações formativas foi positivo e revelou uma atitude reflexiva e de mudanças significativas na prática docente.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de Professores. Ensino de Matemática. Anos Iniciais