ESCOLINHA DE
VOLEIBOL DA FEF/UFMT: 15 ANOS DE TRAJETÓRIA
1ERASMO BRAZ DOS SANTOS,2ARTHUR BRAZ SANTOS,3ELIVELTON BARBOSA BEZERRA 1OUTROS,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO erasbraz@gmail.com
RESUMO
O
esporte é um meio de estímulo do desenvolvimento de crianças e adolescentes. O
projeto de extensão Escolinha de Voleibol da Faculdade de Educação Física da
UFMT foi criado para preencher a lacuna de projetos esportivos gratuitos na
modalidade. O objetivo deste trabalho foi descrever a criação, os desafios, a
estruturação e a evolução do projeto. Iniciado em 2004, no câmpus Cuiabá, ao
longo dos anos o projeto atendeu aproximadamente 1.500 crianças e adolescentes dos
sexos feminino e masculino das comunidades dos municípios de Cuiabá e Várzea
Grande. A metodologia que foi calcada em turma única, evoluiu para diferentes
níveis e com faixa etária diferenciadas, com realização de aulas de duas a três
vezes por semana, com duração média de 105 minutos por sessão. A avaliação do
participante foi de forma processual e do projeto por nível de satisfação. O
projeto sofreu reestruturações ao longo dos anos com intuito de garantir uma
administração gerencial com excelência de atendimento para a comunidade. Serviu
de base para que acadêmicos de graduação, pós-graduação e voluntários coletassem
dados para pesquisas, estágios obrigatórios e melhorarem suas práticas. Diversos
integrantes puderam ao longo do tempo experienciar participações e intercâmbios
em níveis municipal, estadual e nacional. Embora não fosse o objetivo do
projeto, muitos de seus participantes foram encaminhamos para outras
instituições particulares dos ensinos fundamental, médio e universitário
promotoras do esporte (com bolsas de estudos) para integrar suas equipes e para
clubes de alto rendimento fora do Estado. Considera-se que o projeto de
extensão da Escolinha de Voleibol ao longo dos anos sofreu alterações e se
consolidou como projeto e tem cumprido seu papel de atender a comunidade com
acesso gratuito a atividade esportiva e tem servido como um campo de interações
e vivências.