Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2019 Edição: 10 ISSN: 2594-5106

ESCOLINHA DE VOLEIBOL DA FEF/UFMT: 15 ANOS DE TRAJETÓRIA

1ERASMO BRAZ DOS SANTOS,2ARTHUR BRAZ SANTOS,3ELIVELTON BARBOSA BEZERRA
1OUTROS,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO
erasbraz@gmail.com

RESUMO

O esporte é um meio de estímulo do desenvolvimento de crianças e adolescentes. O projeto de extensão Escolinha de Voleibol da Faculdade de Educação Física da UFMT foi criado para preencher a lacuna de projetos esportivos gratuitos na modalidade. O objetivo deste trabalho foi descrever a criação, os desafios, a estruturação e a evolução do projeto. Iniciado em 2004, no câmpus Cuiabá, ao longo dos anos o projeto atendeu aproximadamente 1.500 crianças e adolescentes dos sexos feminino e masculino das comunidades dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. A metodologia que foi calcada em turma única, evoluiu para diferentes níveis e com faixa etária diferenciadas, com realização de aulas de duas a três vezes por semana, com duração média de 105 minutos por sessão. A avaliação do participante foi de forma processual e do projeto por nível de satisfação. O projeto sofreu reestruturações ao longo dos anos com intuito de garantir uma administração gerencial com excelência de atendimento para a comunidade. Serviu de base para que acadêmicos de graduação, pós-graduação e voluntários coletassem dados para pesquisas, estágios obrigatórios e melhorarem suas práticas. Diversos integrantes puderam ao longo do tempo experienciar participações e intercâmbios em níveis municipal, estadual e nacional. Embora não fosse o objetivo do projeto, muitos de seus participantes foram encaminhamos para outras instituições particulares dos ensinos fundamental, médio e universitário promotoras do esporte (com bolsas de estudos) para integrar suas equipes e para clubes de alto rendimento fora do Estado. Considera-se que o projeto de extensão da Escolinha de Voleibol ao longo dos anos sofreu alterações e se consolidou como projeto e tem cumprido seu papel de atender a comunidade com acesso gratuito a atividade esportiva e tem servido como um campo de interações e vivências.

PALAVRAS-CHAVE

formação esportiva, adolescentes, inclusão.