Ciclo de estudos do Grupo de Pesquisa em Educação
Quilombola/GEPEQ: Organização e sistematização dos
dados de pesquisa
1Suely Dulce de Castilho,2Bruna Maria de Oliveira,3Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho,4Luciana Gonçalves de Lima ,5Maria do Socorro Lucínio da Cruz Silva,6Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli ,7Samara Pereira de Souza 1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5DOUTORANDO,6DOUTORANDO,7DOUTORANDO castilho.suely@gmail.com
RESUMO
O texto busca relatar uma
experiência realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação
Quilombola/GEPEQ-UFMT, coordenado pela professora doutora Suely Dulce de
Castilho. A experiência buscou a estruturação e ordenamento dos planos de aula
elaborados pelos professores atuantes em escolas quilombolas ao longo dos
cursos de extensão oferecidos pelo GEPEQ/UFMT nos anos de 2018, 2019 e 2020.
Metodologicamente a ação se organizou em três etapas: a) encaminhamentos das
atividades e divisão dos planos de aula para organização por área de
conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciência
e Saberes Quilombolas;
b) organização dos planos de aula
para elaboração do material didático por área de conhecimento; c) roda de
conversa sobre a organização dos planos de aula; apresentação dos dados
sistematizados. A ação não contou com financiamentos e ocorreu entre abril e
junho do ano de 2021. Teoricamente o GEPEQ/UFMT pauta-se nos estudos
decoloniais de Mignolo (2003), Quijano (2010), Dussel (2005), Grosfoguel (2010)
na intenção de aprofundar as discussões e referencias teóricos que envolvam a
educação quilombola em suas diferentes interfaces, e os sujeitos que dela participam.
Espera-se que a estruturação e ordenamento dos planos de aula resulte em
materiais didáticos que subsidiem os/as docentes no trabalho com os saberes
locais, mas sem obscurecer o papel da escola como via de acesso ao conhecimento
pluriversal. De modo que a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão
promovam conexões entre a universidade e as comunidades quilombolas-MT. A elaboração
de material didático é uma das reivindicações que os docentes das escolas
quilombolas/MT vêm fazendo ao GEPEQ no bojo da parceria estabelecida entre o
Grupo de pesquisa e as comunidades quilombolas. Esperamos que a elaboração de
materiais didáticos contribuía para efetivação de práticas pedagógicas
decoloniais numa propositura contra hegemônicas e de valorização dos
etnossaberes das comunidades quilombolas-MT.
PALAVRAS-CHAVE
Educação quilombola. Etnossaberes. Decolonialidade. Formação docente. Material didático.