Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Ciclo de estudos do Grupo de Pesquisa em Educação Quilombola/GEPEQ: Organização e sistematização dos dados de pesquisa

1Suely Dulce de Castilho,2Bruna Maria de Oliveira,3Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho,4Luciana Gonçalves de Lima ,5Maria do Socorro Lucínio da Cruz Silva,6Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli ,7Samara Pereira de Souza
1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5DOUTORANDO,6DOUTORANDO,7DOUTORANDO
castilho.suely@gmail.com

RESUMO

O texto busca relatar uma experiência realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola/GEPEQ-UFMT, coordenado pela professora doutora Suely Dulce de Castilho. A experiência buscou a estruturação e ordenamento dos planos de aula elaborados pelos professores atuantes em escolas quilombolas ao longo dos cursos de extensão oferecidos pelo GEPEQ/UFMT nos anos de 2018, 2019 e 2020. Metodologicamente a ação se organizou em três etapas: a) encaminhamentos das atividades e divisão dos planos de aula para organização por área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciência e Saberes Quilombolas; b) organização dos planos de aula para elaboração do material didático por área de conhecimento; c) roda de conversa sobre a organização dos planos de aula; apresentação dos dados sistematizados. A ação não contou com financiamentos e ocorreu entre abril e junho do ano de 2021. Teoricamente o GEPEQ/UFMT pauta-se nos estudos decoloniais de Mignolo (2003), Quijano (2010), Dussel (2005), Grosfoguel (2010) na intenção de aprofundar as discussões e referencias teóricos que envolvam a educação quilombola em suas diferentes interfaces, e os sujeitos que dela participam. Espera-se que a estruturação e ordenamento dos planos de aula resulte em materiais didáticos que subsidiem os/as docentes no trabalho com os saberes locais, mas sem obscurecer o papel da escola como via de acesso ao conhecimento pluriversal. De modo que a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão promovam conexões entre a universidade e as comunidades quilombolas-MT. A elaboração de material didático é uma das reivindicações que os docentes das escolas quilombolas/MT vêm fazendo ao GEPEQ no bojo da parceria estabelecida entre o Grupo de pesquisa e as comunidades quilombolas. Esperamos que a elaboração de materiais didáticos contribuía para efetivação de práticas pedagógicas decoloniais numa propositura contra hegemônicas e de valorização dos etnossaberes das comunidades quilombolas-MT.

PALAVRAS-CHAVE

Educação quilombola. Etnossaberes. Decolonialidade. Formação docente. Material didático.