FERRAMENTAS DE INTERNET PARA APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUILOMBOLAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
1Suely Dulce de Castilho,2Bruna Maria de Oliveira,3Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho,4Luciana Gonçalves de Lima ,5Lilian Maria Gonçalves,6Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva,7Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli ,8Samara Pereira de Souza 1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5COMUNIDADE EXTERNA,6DOUTORANDO,7DOUTORANDO,8DOUTORANDO castilho.suely@gmail.com
RESUMO
A crise de saúde pública instaurada
no Brasil em função da pandemia provocada pela Covid-19 escancarou as
desigualdades sociais, econômicas e educacionais que atingem em maior medida as
populações residentes em territórios tradicionais. Essa é uma das resultantes
do racismo estrutural que apresenta agravos sociais em tempos de crises. Nesse
contexto, este texto busca relatar a ação: “Ferramentas de Internet para Apoio
ao Ensino/Aprendizagem” que integra o Programa de Extensão “Educação Escolar
Quilombola: etnossaberes e formação docente” registrado no Sistema de Extensão
da UFMT e promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola –
GEPEQ/UFMT. A ação intencionou possibilitar capacitação sobre o uso das
ferramentas de internet de domínio público que passaram a ser indispensáveis
para a realização de atividades educacionais durante a pandemia. Foi destinado
aos diretores, coordenadores e professores de cinco escolas estaduais
quilombolas, a Maria de Arruda Muller, Tereza Conceição Arruda, José Mariano
Bento, Verena Leite Brito, Reunidas de Cachoeira Rica e duas escolas municipais
de educação infantil, a Vovó Teófila e Nossa Senhora Aparecida, todas situadas
em territórios quilombolas no estado de Mato Grosso. O curso contou com a
parceria da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Mato Grosso, utilizando a seguinte metodologia: atividades
síncronas mediadas pela professora do curso via Google meet e atividades
assíncronas de práticas orientadas. Como resultados elencamos: certificação de
professores quilombolas e pesquisadores do GEPEQ envolvidos na ação; elaboração
e aprovação de artigo científico em eventos e exercício coletivo na condução de
lives públicas. Por fim, os relatos dos professores durante o curso desvelam os
desafios colocados à educação escolar quilombola frente às políticas de Estado
voltadas à realização de aulas remotas que confrontam com a realidade dos
territórios quilombolas. Pauta que envolve as políticas públicas de Estado para
atenção às comunidades quilombolas em seus territórios.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Quilombola. Formação de Professores. Ensino Remoto.