Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

FERRAMENTAS DE INTERNET PARA APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUILOMBOLAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

1Suely Dulce de Castilho,2Bruna Maria de Oliveira,3Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho,4Luciana Gonçalves de Lima ,5Lilian Maria Gonçalves,6Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva,7Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli ,8Samara Pereira de Souza
1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5COMUNIDADE EXTERNA,6DOUTORANDO,7DOUTORANDO,8DOUTORANDO
castilho.suely@gmail.com

RESUMO

A crise de saúde pública instaurada no Brasil em função da pandemia provocada pela Covid-19 escancarou as desigualdades sociais, econômicas e educacionais que atingem em maior medida as populações residentes em territórios tradicionais. Essa é uma das resultantes do racismo estrutural que apresenta agravos sociais em tempos de crises. Nesse contexto, este texto busca relatar a ação: “Ferramentas de Internet para Apoio ao Ensino/Aprendizagem” que integra o Programa de Extensão “Educação Escolar Quilombola: etnossaberes e formação docente” registrado no Sistema de Extensão da UFMT e promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola – GEPEQ/UFMT. A ação intencionou possibilitar capacitação sobre o uso das ferramentas de internet de domínio público que passaram a ser indispensáveis para a realização de atividades educacionais durante a pandemia. Foi destinado aos diretores, coordenadores e professores de cinco escolas estaduais quilombolas, a Maria de Arruda Muller, Tereza Conceição Arruda, José Mariano Bento, Verena Leite Brito, Reunidas de Cachoeira Rica e duas escolas municipais de educação infantil, a Vovó Teófila e Nossa Senhora Aparecida, todas situadas em territórios quilombolas no estado de Mato Grosso. O curso contou com a parceria da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, utilizando a seguinte metodologia: atividades síncronas mediadas pela professora do curso via Google meet e atividades assíncronas de práticas orientadas. Como resultados elencamos: certificação de professores quilombolas e pesquisadores do GEPEQ envolvidos na ação; elaboração e aprovação de artigo científico em eventos e exercício coletivo na condução de lives públicas. Por fim, os relatos dos professores durante o curso desvelam os desafios colocados à educação escolar quilombola frente às políticas de Estado voltadas à realização de aulas remotas que confrontam com a realidade dos territórios quilombolas. Pauta que envolve as políticas públicas de Estado para atenção às comunidades quilombolas em seus territórios.

PALAVRAS-CHAVE

Educação Quilombola. Formação de Professores. Ensino Remoto.