Experiências educativas e atos de cidadania: a luta
por um ensino inclusivo e com qualidade a partir da Extensão PRÓ-ENEM/História
2021.
1Ana Carolina da Silva Borges,2LUAN FABRICIO CORREA DE SOUZA 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gmail.com
RESUMO
O projeto Extensão em questão tem a finalidade de oferecer
aulas de história no cursinho PRO-ENEM, envolvendo atividades de educação
comunitária gratuita, de qualidade e inclusiva que possuem como principais agentes
estudantes da graduação do curso de História da UFMT. Na posição de bolsista
possuo um conjunto de ações a aprendizado, devidamente prevista no cronograma
do projeto, relacionado a um caráter formativo/informativo. Ao decorrer das
atividades, desenvolvemos uma experiência profissional, adquirida pela
ministração de aulas quinzenais. O projeto nos possibilita elaborar planos de
aula e lecionar as mesmas, nos garante autonomia de pesquisa e levantamento de
material complementar, promovendo a convivência acadêmica, bem como a experiência
docente em sala de aula, para que adentramos ao mercado de trabalho capacitados
e preparados no intuito de cumprir nossos deveres com qualidade. O programa, a
qual o projeto está vinculado ( Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM
/2021) contribui para o desencadeamento de atividades docentes interdisciplinar
e intersetorial no que diz respeito as atividades de didáticas de
ensino-aprendizagem. Nesse sentido, temos a possibilidade de aprimoramos nossos
conhecimentos e nossa dinâmica como professores e pesquisadores, uma vez que,
em nossa jornada de trabalho, fazemos estudos e construímos nossos matérias
didáticos para alunos do cursinho PRÓ-ENEM. Tudo isso
é permitido mediante um conjunto de ações internas e de maneira remota, quais
sejam: reuniões internas com as equipes de apoio e as equipes de divulgação,
monitoramento e acompanhamento da preparação das aulas, monitoramento e
acompanhamento das aulas e monitoramento e acompanhamento das avaliações
internas, prezando por decisões coletivas e colaborativas. Com o projeto atingimos estudantes que vivem nas margens da desigualdade social, mesmo que de modo remoto, conseguimos atingir
o nosso principal objeto de tornar a educação do pré-vestibulando acessível,
crítica e mais humanizada.