Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

Experiências educativas e atos de cidadania: a luta por um ensino inclusivo e com qualidade a partir da Extensão PRÓ-ENEM/História 2021.  

1Ana Carolina da Silva Borges,2LUAN FABRICIO CORREA DE SOUZA
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

O projeto Extensão em questão tem a finalidade de oferecer aulas de história no cursinho PRO-ENEM, envolvendo atividades de educação comunitária gratuita, de qualidade e inclusiva que possuem como principais agentes estudantes da graduação do curso de História da UFMT. Na posição de bolsista possuo um conjunto de ações a aprendizado, devidamente prevista no cronograma do projeto, relacionado a um caráter formativo/informativo. Ao decorrer das atividades, desenvolvemos uma experiência profissional, adquirida pela ministração de aulas quinzenais. O projeto nos possibilita elaborar planos de aula e lecionar as mesmas, nos garante autonomia de pesquisa e levantamento de material complementar, promovendo a convivência acadêmica, bem como a experiência docente em sala de aula, para que adentramos ao mercado de trabalho capacitados e preparados no intuito de cumprir nossos deveres com qualidade. O programa, a qual o projeto está vinculado ( Integração Universidade-Sociedade PRÓ-ENEM /2021) contribui para o desencadeamento de atividades docentes interdisciplinar e intersetorial no que diz respeito as atividades de didáticas de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, temos a possibilidade de aprimoramos nossos conhecimentos e nossa dinâmica como professores e pesquisadores, uma vez que, em nossa jornada de trabalho, fazemos estudos e construímos nossos matérias didáticos para alunos do cursinho PRÓ-ENEM. Tudo isso é permitido mediante um conjunto de ações internas e de maneira remota, quais sejam: reuniões internas com as equipes de apoio e as equipes de divulgação, monitoramento e acompanhamento da preparação das aulas, monitoramento e acompanhamento das aulas e monitoramento e acompanhamento das avaliações internas, prezando por decisões coletivas e colaborativas. Com o projeto atingimos estudantes que vivem nas margens da desigualdade social, mesmo que de modo remoto, conseguimos atingir o nosso principal objeto de tornar a educação do pré-vestibulando acessível, crítica e mais humanizada.

PALAVRAS-CHAVE

História, PRÓ-ENEN, Educação