Utilização de Plataformas Digitais como Meio para Viabilizar o Ensino Remoto durante a Pandemia da COVID-19: Estratégias Adotadas pelo Cursinho PRÓ-ENEM.
1Elvis Lira da Silva,2Hilton Elpídio Pereira Cardoso,3Nelcael Alves Ferreira 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO elvis@fisica.ufmt.br
RESUMO
Em decorrência do isolamento social imposto pela Pandemia da COVID-19, várias áreas tiveram suas atividades presenciais suspensas, e tiveram que se adaptaram à nova realidade. Não foi diferente para a área da educação. No programa de extensão Integração Universidade - Sociedade PRÓ-ENEM, popularmente conhecido como cursinho PRÓ-ENEM, que tem como objetivo auxiliar estudantes de escolas públicas a se prepararem para o ENEM, as atividades de 2020 e 2021 foram realizadas totalmente de maneira remota. Desta forma, este trabalho tem como objetivo debater, de maneira geral, as estratégias adotadas pelo projeto para dar continuidade às atividades de ensino durante a pandemia. O projeto utilizou, nesse período, plataformas digitais bem conhecidas da população, como o Youtube, mas, também, plataformas pouco conhecidas, como o Google Classroom e o Google Meet. O Google Meet é uma ferramenta que possibilita aos usuários se conectarem em uma reunião simultânea, e foi utilizada, no cursinho, para a realização das aulas online, com interação em tempo real, entre professores e estudantes. Utilizou-se o Google Meet, também, para gravar as aulas, que foram disponibilizadas na plataforma Youtube, para que os estudantes tivessem acesso a qualquer momento às aulas gravadas. Desta forma, os alunos podiam rever um conteúdo ou assistir às aulas quando não conseguiam estar presentes nos momentos síncronos. Como complemento do ciclo de estudo dos alunos, utilizou-se, também, o Google Classroom. A plataforma Classroom cria uma sala de aula virtual assíncrona, onde foram disponibilizadas atividades de todas as disciplinas, como complemento e acompanhamento do processo de ensino - aprendizagem dos alunos. Apesar de não substituir as aulas presenciais, as aulas remotas, por meio de plataformas digitais, permitiram uma interação mínima entre estudantes e professores num momento muito delicado para o ensino. Espera-se que, daqui para frente, as plataformas digitais continuem sendo utilizadas como mais uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem presencial dos estudantes do cursinho.