Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

O cursinho PRÓ-ENEM História em tempos de pandemia: limites e possibilidades das aulas virtuais.

1Ana Carolina da Silva Borges,2LUDIMILA LUIZA VIEIRA DE SOUZA
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
anaborgeshis@gmail.com

RESUMO

Com início em 2017, o projeto de integração PRÓ-ENEM UFMT, é de natureza inclusiva tendo o formato de cursinho comunitário/ popular para o ENEM. O projeto é interdisciplinar e abrange várias áreas do conhecimento como Ciências Sociais, Humanas, Ciências da Natureza e Exatas. Áreas que são necessárias para a formação do estudante que irá prestar o vestibular. A equipe do PRÓ-ENEM História, atua a partir de um conjunto de atividades educativas e de formação docente. Para tanto é necessário: elaborações de planos de aula, levantamento de material obrigatório e complementar, acompanhamento e monitoria das aulas ministradas, e avaliação discente e docente. No mais, o projeto de extensão PRÓ-ENEM tem um peso valioso para o estudante. Proporciona também o contato com diferentes tipos de comunidades e colabora com o desenvolvimento político e da cidadania dos participantes visto que o intuito do projeto é trabalhar junto a sociedade, desenvolvendo a cidadania, ética e o respeito a todos. As aulas ocorrem aos sábados de maneira remota em virtude da pandemia do COVID-19 e, no decorrer da semana as aulas possuem acompanhamento online. As aulas duram 4 horas pela manhã e quatro a tarde, contando com duas horas de almoço. Também é oferecido apoio com exercícios de questões das provas anteriores do ENEM, visando sempre checar o aproveitamento da aula ministrada. Com a pandemia, os discente que ministram as aulas utilizam de criatividade e inovação usando recursos tecnológicos para elaboração das aulas, vídeos, planilhas, imagens e redes sociais para divulgações dos encontros e calendário. As aulas são transmitidas virtualmente por meio da plataforma do Gmail, Google Meet. Dados do próprio cursinho, apontam que no ano de 2019, 79 estudantes que participaram do cursinho foram aprovados em alguma instituição de Ensinou Superior e destes, 56 são discentes da UF. Ademais a educação ali ofertada preza por colaborar em didáticas que sejam inclusivas, criticas, humanizadas e com qualidade em seu conteúdo.

PALAVRAS-CHAVE

limites, possibilidades, educação popular