O cursinho PRÓ-ENEM História em tempos de pandemia: limites e possibilidades das aulas virtuais.
1Ana Carolina da Silva Borges,2LUDIMILA LUIZA VIEIRA DE SOUZA 1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO anaborgeshis@gmail.com
RESUMO
Com início em 2017, o projeto de
integração PRÓ-ENEM UFMT, é de natureza
inclusiva tendo o formato de cursinho comunitário/ popular para o ENEM. O
projeto é interdisciplinar e abrange várias áreas do conhecimento como Ciências
Sociais, Humanas, Ciências da Natureza e Exatas. Áreas que são necessárias para
a formação do estudante que irá prestar o vestibular. A equipe do PRÓ-ENEM
História, atua a partir de um conjunto de atividades educativas
e de formação docente. Para tanto é necessário: elaborações de planos de aula,
levantamento de material obrigatório e complementar, acompanhamento e monitoria
das aulas ministradas, e avaliação discente e docente. No mais, o projeto de extensão PRÓ-ENEM tem um
peso valioso para o estudante. Proporciona também o contato com diferentes
tipos de comunidades e colabora com o desenvolvimento político e da cidadania
dos participantes visto que o intuito do projeto é trabalhar junto a sociedade,
desenvolvendo a cidadania, ética e o respeito a todos. As aulas ocorrem aos sábados de
maneira remota em virtude da pandemia do COVID-19 e, no decorrer da semana as aulas
possuem acompanhamento online. As aulas duram 4 horas pela manhã e
quatro a tarde, contando com duas horas de almoço. Também é oferecido apoio com
exercícios de questões das provas anteriores do ENEM, visando sempre checar o
aproveitamento da aula ministrada. Com a pandemia, os discente que ministram as
aulas utilizam de criatividade e inovação usando recursos tecnológicos para
elaboração das aulas, vídeos, planilhas, imagens e redes sociais para
divulgações dos encontros e calendário. As aulas são transmitidas virtualmente
por meio da plataforma do Gmail, Google Meet. Dados do
próprio cursinho, apontam que no ano de 2019, 79 estudantes que participaram do
cursinho foram aprovados em alguma instituição de Ensinou Superior e destes, 56
são discentes da UF. Ademais a educação ali ofertada preza por colaborar em didáticas que sejam inclusivas, criticas, humanizadas e com qualidade em seu conteúdo.