Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2021 Edição: 12 ISSN: 2594-5106

 O Ensino de Física no Cursinho Popular PRÓ-ENEM durante a Pandemia da COVID-19

1Elvis Lira da Silva,2Antonio Gierdson Lima dos Santos
1COORDENADOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO
elvis@fisica.ufmt.br

RESUMO

O programa de extensão iIntegração Universidade - Sociedade PRÓ-ENEM,/i em seu sexto ano, possibilitou aos alunos oriundos da rede pública de ensino, principalmente aqueles em vulnerabilidade social, uma preparação mínima, em 2020 e 2021, para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Em decorrência da pandemia da COVID-19 as atividades presenciais foram suspensas e o cursinho recorreu ao ensino remoto como forma de manter suas atividades. O principal objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias adotadas no Ensino de Física do cursinho PRÓ-ENEM. A metodologia adotada consistiu em utilizar a plataforma Google Meet para a realização das aulas ao vivo. Caso o aluno não pudesse assistir as aulas de forma simultânea, as aulas gravadas foram disponibilizadas na plataforma Google Classroom, juntamente com o material em PDF e listas de exercícios, para que os estudantes pudessem praticar o conteúdo ministrado. As aulas consistiram em apresentar o conteúdo básico, de forma resumida, e resolver exercícios voltados para o ENEM. Além destas plataformas, foram utilizadas algumas ferramentas digitais para auxiliar no aprendizado do estudante, como, por exemplo, as simulações da plataforma PhET Colorado e aulas experimentais virtuais, com o intuito de despertar o interesse dos estudantes na matéria e demonstrar a aplicação dos conceitos estudados em sala. Contudo, no decorrer do cursinho, verificou-se um baixo acesso aos materiais disponibilizados na plataforma, além de uma grande evasão dos estudantes, por motivos ainda não totalmente definidos. Sabe-se que problemas como falta de acesso à internet, ambiente desfavorável aos estudos, desânimo em decorrência do isolamento social, podem ter contribuído para a desmotivação dos estudantes. Conclui-se que existe uma grande quantidade de problemas a serem resolvidos para que se tenha um ensino remoto minimamente satisfatório, mas que, apesar de todas as dificuldades, a metodologia utilizada auxiliou no processo de ensino-aprendizagem de Física dos estudantes do PRÓ-ENEM, neste momento tão conturbado para o ensino.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino Remoto. ENEM. Pandemia.